Escritor andreense lança livro para refletir sobre a morte e a vida

A trama de “Triste História do Fim do Mundo” traz as dores e as esperanças dos últimos seres humanos vivos na Terra

Todas as pessoas do mundo morreram, exceto Surya e seus doze filhos. Essa é a narrativa central de “Triste História do Fim do Mundo”, terceiro livro do escritor e jornalista andreense Victor Hugo Felix. A obra, que será lançada em 12 de março pela Editora Penalux, se apoia nos conflitos de uma família que espera pela morte, levando aos leitores reflexões amplas sobre a vida, o luto e as relações humanas.

Em “Triste História do Fim do Mundo” a população humana morreu misteriosamente. O azul do céu foi substituído pelo rosa, o clima sofreu mudanças drásticas e os animais desapareceram. Nesse novo mundo disfuncional, sobrou apenas uma família, treze indivíduos que carregam dentro de si diferentes memórias, traumas, sonhos e angústias. “Eles sabem que morrerão em breve, mas não sabem quando. Assim, cada um deles vai enxergar todo esse caos de uma forma única, seja pela indiferença, pelo medo ou pelo desejo de morte”, explica Victor Hugo.

O autor conta que o livro surgiu após um período conturbado, entre 2018 e 2019, que o levou a pensamentos suicidas. “Eu estava numa fase feliz, com muita vontade de viver, e de repente tudo se perdeu. Quando dei por mim, a única saída que eu via para meus problemas era a morte”, relata.

Ao fazer terapia e buscar a cura para as dores que o colocaram em episódios depressivos, o escritor decidiu que “Triste História do Fim do Mundo” seria o projeto perfeito para retratar suas experiências. “Minha relação com a morte mudou. Passei a aceitá-la como algo natural e tê-la como estímulo para viver cada dia com mais paixão, mais disposição e alegria. Queria expressar esse sentimento em ‘Triste História do Fim do Mundo’”, explica.

Os personagens refletem diferentes emoções e pontos de vista, para que o livro não se limite aos aspectos dolorosos da morte, mas tampouco os esconda. “Meu intuito com o livro é valorizar a vida, levar a ideia de que mesmo os momentos mais simples podem ser sublimes se estivermos dispostos a enxergá-los dessa forma”, analisa.

“Triste História do Fim do Mundo” está em pré-venda no site da Editora Penalux. No link é possível acessar um trecho do primeiro capítulo do livro.

https://www.editorapenalux.com.br/loja/triste-historia-do-fim-do-mundo

Sobre Victor Hugo Felix

O escritor e jornalista, com passagem por diferentes veículos e agências de comunicação, vê na literatura uma importante forma de terapia. Victor Hugo Felix é também autor do romance “Anseios”, lançado em 2016 pela Editora Arwen, e do livro de poesias “Sobre amores, mágoas e passagens”, de publicação independente.