Ministro Alexandre Padilha e Luiz Marinho abrem Congresso de Secretários Municipais de Saúde

Durante o evento, foram apresentados alguns dos projetos exitosos de São Bernardo, como a reestruturação da rede de saúde mental e a construção do Hospital de Clínicas

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, abriram na última terça-feira (5), no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), no Bairro Planalto, o XXVII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. No evento, entre outras atividades, foram apresentadas algumas das experiências exitosas de São Bernardo na reestruturação da rede pública de Saúde. Também esteve presente o secretário estadual de Saúde de São Paulo, Giovanni Guido Cerri.
Um dos destaques apresentados foi a reformulação pela qual passa a rede de saúde mental da cidade. Desde 2009, o número de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) saltou de três para seis em São Bernardo, foram criadas duas repúblicas terapêuticas e implementado o programa Consultório de Rua, que leva o atendimento médico e terapêutico até as pessoas em situação de rua. Também foram instaladas oito Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h.
“Convido a todos para visitar estas e outras unidades e ver o trabalho e o cuidado de São Bernardo, principalmente na rede de atenção psicossocial, que atende pacientes com transtornos mentais e dependentes de álcool e outras drogas. Nesses espaços é possível perceber como é possível acolher de forma humanizada esse público”, afirmou Alexandre Padilha. O ministro também elogiou a reestruturação que a cidade vem promovendo na rede de Atenção Básica, com a reforma de 28 das 32 UBSs existentes, inclusive com a ampliação das equipes e serviços.
Com o tema Desafios da gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) na articulação com Estado e União, o Congresso acontece até sexta-feira (8). São aguardadas cerca de duas mil pessoas, representantes de 645 secretarias municipais de Saúde do Estado de São Paulo.
Luiz Marinho destacou como exemplo de boa parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal a construção do Hospital de Clínicas, previsto para ser entregue no segundo semestre deste ano na região do Alvarenga. “Os municípios têm um papel fundamental na definição das prioridades de cada região e na maior integração do sistema público de saúde. É preciso que haja uma pactuação entre prefeituras e governos estadual e federal para que o SUS seja cada vez mais eficiente”, comentou.
Promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), o evento tem o objetivo de possibilitar que gestores públicos municipais se atualizem sobre as parcerias com outras esferas de governo. Também serão discutidas as principais políticas do SUS por meio de cursos, rodas de conversa e debates. O COSEMS/SP é presidido pelo secretário de Saúde de São Bernardo, Arthur Chioro. O público que comparecer ao evento também poderá visitar a III Mostra de Experiências Regionais, espaço destinado à apresentação de experiências de gestão em saúde no Estado de São Paulo.
Serviço – O XXVII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo está sendo sediado diariamente até o dia 8/3 no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CENFORPE), a partir das 9h. O endereço é Av. Dom Jaime Barros Câmara, 201, Bairro Planalto.