O uso de mecanismos duvidosos para propagandear uma postura politicamente correta é algo com o que a população tem que lidar em diversos níveis, e com a Sustentabilidade não é diferente. Convém salientar que há séculos temos evidências da humanidade se deparando com as provações envolvendo a utilização ou não de métodos discutíveis para se chegar a um determinado objetivo.
Com o passar dos anos, oportunistas tentam encontrar brechas para mostrar resultados alavancados por meio de atividades que quando olhadas com maior rigor, revelam comportamentos que agem no sentido contrário do divulgado. Melhor dizendo, admitem o uso de práticas contestáveis do ponto de vista ético e moral para chegarem ao quadro almejado.
Considerando o eventual uso de condutas questionáveis acerca dos compromissos arrojados que o Desenvolvimento Sustentável possui nesta década, devemos lembrar que os fins não justificam os meios, algo deve acompanhar a Sustentabilidade de forma austera em sua importante jornada.
Marcelo Bermudes
Marcelo Bermudes é Especialista em Gestão E Tecnologias Ambientais pela USP, Especialista em Gestão de Projetos pela FGV. Proprietário do site Projeto-Processo, palestrante, profissional da indústria há mais de 15 anos. http://projeto-processo.com.br