Parceria entre DAE/SCS e Sabesp trará economia de 50% com água de reúso

As equipes técnicas do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano do Sul e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) se reuniram, na última quarta-feira (6/3), na sede da autarquia, para acertarem detalhes da parceria que, principalmente, trará uma economia de aproximadamente 50% com a utilização da água de reúso. Iniciado em 2001 pelo município de forma pioneira no Brasil, o programa está sendo retomado.
O diretor geral do DAE/SCS, Welington Kalil, explica que o processo estava sendo realizado com água tratada e destaca a importância de uma ação sustentável, tanto do ponto de vista financeiro quanto ambiental. “Vamos retomar com força total em alguns serviços urbanos. Reduziremos os custos pela metade, numa atitude responsável. Semana que vem, a Sabesp enviará a minuta do contrato para análise.”
Kalil ressalta que também foi solicitada à companhia paulista as especificações da água de reúso que será fornecida e as aplicações nas quais ela poderá ser empregada, além de estudo de viabilidade para implantação de um ramal acoplado ao Projeto Aquapolo, no qual a adutora passa pela cidade. “Os caminhões-pipa farão o abastecimento na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) ABC da Sabesp, porém um ponto de distribuição em São Caetano seria fundamental para nossa operação.”
Ele observa que, posteriormente, o DAE/SCS estará levantando a demanda do serviço de utilização da água de reúso não só pelo Poder Público, como pelas indústrias e empresas sulsancaetanenses, que deverão ter a anuência da autarquia para contratar o insumo.

Esgoto

Na próxima semana, um novo encontro entre técnicos do DAE/SCS e da Sabesp deverá acontecer para que sejam finalizadas as tratativas da manutenção e limpeza dos emissários e sifões por parte da autarquia, em contrapartida da redução da tarifa de esgoto do município, já que este serviço é de responsabilidade da companhia paulista.