O Museu Histórico Municipal, um dos espaços expositivos da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, recebe a partir da próxima quinta-feira (8/4) a exposição Sete Véus.
A mostra, que a princípio será virtual devido à pandemia da Covid-19, tem concepção, pesquisa e curadoria da artista visual Joice Trujillo e tem como princípio resgatar e elevar a produção artística feminina na região do ABCD e Grande São Paulo promovendo acesso à arte e as potencialidades do acervo e espaços expositivos da cidade.
“O trabalho é voltado para pesquisas com cunho entre sacralidade, ancestralidade, retratos simbólicos e o feminino e tem como ponto de partida a construção da pesquisa curatorial de Teresa Arq para a exposição “Frida Kahlo – Conexão Entre Mulheres Surrealistas no México” com foco no círculo social de artistas latino-americanas e a ótica do movimento surrealista, que transpõe questões de representação de identidade e gênero e autoconhecimento através da reprodução de cenários oníricos e narrativas pictórica”, afirmou Joice.
Sete Véus conta com obras de 12 artistas mulheres que trabalham dentro dos valores propostos e fazem parte do mesmo círculo social, realizando trabalhos em parceria e produzindo na região. Um dos objetivos do projeto é divulgar o potencial criativo feminino de São Caetano e região.
A exposição é uma iniciativa contemplada pela Lei Aldir Blanc e terá seu lançamento realizado por meio das redes sociais Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCBoTJah6f8iRSSTDryfNP2g) e Instagram (https://www.instagram.com/exposicaoseteveus) com a exibição de minidocumentário e fotos.
Artistas Participantes
Idealizadora e Artista Curadora: Joice Trujillo
Artistas Convidadas:
Angelita Cardoso
Bruna Marassato
Camila Calicchio
Carolina Teixeira Itzá
Eliana Trujillo
Fernanda Speda
Maitê Andorra
Paula Bartoli
Renata Volcov
Rita Branco
Tatá Anastácio
Vitória Fogaça