Carta ao prefeito e vereadores de São Caetano do Sul

Passado um ano da pandemia da COVID-19 vemos o agravamento da crise sanitária e econômica no Brasil e mais precisamente na cidade de São Caetano do Sul. E é sob a ótica de munícipe e contribuinte da referida cidade que nesta carta pública faço-lhes um apelo.

A saúde de São Caetano, apesar de elogiáveis índices, comparada às cidades vizinhas, não tem suportado a alta demanda dos pacientes infectados pelo vírus, tendo liderado o ranking de mortes por 100 mil habitantes na Grande SP. Visto o aspecto econômico a situação é para além de alarmante. Pode o funcionalismo púbico não sentir o impacto tal como sente o pequeno comerciante que fecha suas portas, mas não vê cessar os impostos que lhe são cobrados.

Munido da consciência de que o poder público precisa mostrar ao menos um gesto de solidariedade ao munícipe contribuinte é que venho pedir a destinação de 50% dos salários dos vereadores e prefeito para o combate à COVID-19, podendo ser feita por uma das seguintes frentes: à própria Secretaria de Saúde, ao Fundo de Solidariedade ou à alguma instituição social e de caridade de sua escolha.

Por fim, é salutar destacar que tal medida demonstra louvável ato de moralidade e empatia neste momento tão difícil enquanto representantes da população de São Caetano do Sul.

Pedro Umbelino