Fundada em 19 de abril de 1971, a Sociedade Esportiva Beira Rio é uma das mais tradicionais equipes de futebol da cidade de Mauá, cuja sede está localizada no Parque São Vicente. Segunda equipe mais antiga do bairro, o Beira Rio também construiu sólida tradição nos desfiles carnavalescos de Mauá com sua escola de samba.
O pioneiro time de futebol do Parque São Vicente foi a AA São Vicente, o ‘Leão do Morro’; essa equipe teve vida efêmera e desaparece no início dos anos 1970 surgindo logo em seguida a SE Beira Rio. A reunião de fundação do time foi no bar de Domingos e Ondina Naufal, localizado na antiga Rua Marginal (atual Avenida Armando Sales de Oliveira). Os fundadores: Domingos Naufal, Ondina Marques Naufal, Osvaldo Pinto, Delfino Jacó, Severino Bill, Família Guerra, Antonio Mariano, Alcino Vieira de Andrade, Hélio Jeronimo da Silva, Zelão, Cicero, Djalma, Euclides Galo e Euclides Barbosa.
Denominação, a primeira diretoria e o futebol do Beira Rio
O surgimento do Beira Rio tem estreita relação com seu antecessor AA São Vicente e veio ocupar o espaço deixado pelo pioneiro clube local (mais tarde apareceriam o CE União e a SE Paulistinha). Quando da fundação em abril de 1971, um dos fundadores (o Delfino Jacó) sugeriu a denominação do clube como Beira Rio em função de um pequeno córrego que havia defronte ao bar. Por sugestão dele e por estar à ‘beira de um rio’, então Sociedade Esportiva Beira Rio!
Sua primeira diretoria foi composta pelos seguintes membros: presidente, Domingos Naufal; tesoureira, Ondina Marques Naufal; diretor de esportes, Osvaldo Pinto; técnico, Severino Bill; massagista, Daniel Branco e Jose Araújo. A primeira sede do Beira Rio foi no bar de Domingos, transferida posteriormente para a Rua Pedro Toledo número 488, no campo de futebol da equipe. As cores adotadas pelo novo clube de futebol do bairro foram as mesmas do CA Juventus da Mooca (grená e branco).
Em campo, as pioneiras partidas e os primeiros jogadores da nova equipe (alguns com passagem pela AA São Vicente) foram realizados logo depois da fundação. O primeiro jogo foi um amistoso contra o EC Vila Mercedes (5×1 pro Beira Rio com três gols de Gerson); após proceder filiação junto à LMF (Liga Mauaense de Futebol), estreou em competições oficiais da liga com um empate contra o EC Vila Assis por 1×1, num campo adversário ‘cercado por cordas’ para não ser invadido pela torcida.
Grandes nomes da história
O Beira Rio sempre montou bons times para os padrões da várzea mauaense. Seu primeiro goleiro foi Arineo Pereira, seguido de Lula e Zé Paulo, arqueiro titular do time no início dos anos 1980; os laterais Dirceu e Carlinhos, as lendas da zaga Mané Guerra e Mineirão, Nando, Reika, Toninho do Jaime, Anastácio, Capitão, Andrey, Bigu, João Bilita, Zé Baiano, Enir, Gerson, Tulica, Eli, Esquerdinha, Zuza, Tatinha, Amaral, Valdomiro, Zezinho, Carlão, Rotta, João Ricardo, Gilmar, os técnicos Severino Bill e Caveirinha e o massagista Agenor Preto. São muitos os nomes e pessoas que ajudaram e que vem ajudando a construir e consolidar o nome da SE Beira Rio na história do futebol de Mauá. Seu atual presidente é Daniel Naufal, filho de Domingos e Ondina.
Os títulos
Apesar de nunca ter conquistado o título da primeira divisão do futebol amador de Mauá, a SE Beira Rio tem os seguintes títulos: campeão juvenil em 1990, campeão veteranos em 1992, campeão do veteraníssimo em 1997, campeão da divisão intermediaria em 1990 e campeão da categoria de veteranos de 1999. Sua praça de esportes, localizada no Parque São Vicente, foi inaugurada em 1981 num quadrangular que envolveu o Beira Rio, o CE União, a SE Paulistinha e os juniores do Grêmio Mauaense; o União ficou com o troféu.
Para além do futebol, a cinquentenária Sociedade Esportiva Beira Rio tem em seus quadros a escola de samba (que surgiu em 1981) e a creche ‘Pequeno Jacarezinho Beira Rio’, de 1994. O maior feito da escola de samba foi trazer para interpretar o samba enredo do Beira Rio no carnaval de 1996 o mestre Jamelão da Mangueira. Mauá recebeu Jamelão na terça-feira do carnaval daquele ano. Parabéns Sociedade Esportiva Beira Rio por seus belos cinquenta anos de futebol e samba em Mauá.