Iniciativa do Conselho Nacional da Juventude, com apoio da SDR, busca atualizar as percepções dos jovens sobre a Covid-19
A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), por meio da Subsecretaria da Juventude, apoiou o Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE) na segunda edição da pesquisa “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus”. Ao todo, 8.576 jovens do Estado de São Paulo responderam ao questionário online disponível de 22 de março a 12 de abril.
“Temos firmado importantes parcerias com o Conselho Nacional da Juventude. Apoiamos a primeira edição da pesquisa e seguimos comprometidos em acompanhar de perto como os jovens têm enfrentado a pandemia. Nossa colaboração será mapear as situações enfrentadas pelos jovens e realizar novas ações para ajudá-los”, afirma o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
A primeira edição da pesquisa foi realizada de 15 a 30 de maio de 2020 e contou com a participação de 30 mil jovens brasileiros. A pesquisa revelou como jovens de diferentes regiões e realidades sociais estavam enfrentando a pandemia de Covid-19 e como eles viam as consequências em suas vidas.
No Governo do Estado, a participação da juventude paulista foi importante para compreender o cenário para a faixa etária e, em seguida, proceder à elaboração de projetos. “Com a primeira edição, compreendemos o pensamento e a realidade dos nossos jovens durante o enfrentamento da pandemia e o impacto no futuro. A partir dos resultados, buscamos parcerias para ajudar na superação dos desafios encontrados pela juventude”, explica o Subsecretário da Juventude, Luiz Oliveira.
Passado mais de um ano desde a confirmação do primeiro habitante do estado contaminado pelo vírus, a segunda edição da pesquisa buscou atualizar as percepções da juventude sobre a crise e trazer novos dados que ajudem a evitar sequelas graves para o futuro.
Os resultados serão apresentados no festival de lançamento do Atlas das Juventudes, em maio. O Atlas da Juventude é uma pesquisa nacional, coordenada pelo Em Movimento e pela Pacto das Juventudes pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, que tem como objetivo produzir, sistematizar e disseminar dados sobre juventudes do Brasil.
“Após a divulgação dos resultados, nossa equipe analisará os dados obtidos, vamos trabalhar para ajudar na superação dos desafios”, conclui o Subsecretário Luiz Oliveira.