Além do que se vê? Sim! Esta é a proposta de Sami Ribeiro.
Ele traz seu primeiro livro autoral, com entusiasmo e delicadeza, características muito claras em seu trabalho como ilustrador e designer.
Neste livro, o leitor é convidado a “não olhar com olhos acostumados”, como diz Sami. E isto quer dizer que, desde muito cedo somos incentivados a olhar para o que nos cerca através de padrões, com os quais nos acostumamos e sem perceber, vamos perdendo a sensibilidade de enxergar com profundidade e amplidão ou seja, com aquele olhar contemplativo, que busca conhecer com proximidade e liberdade, pronto para assimilar o que perceber e assim alimentar a imaginação e ler o que o olhar alcançar, com a vivacidade de quem olha para ver a multifacetada anifestação de vida. Coisa de poeta! Sim, porque o olhar contemplativo é base fundamental para
criação poética, sabia?
Sami escreve o texto e esbanja talento utilizando desenho com lápis de cor, recorte, colagem e biscoito, para ser roda de caminhão, banana, que vira canoa de índio, macarrão, que se torna uma gravata borboleta, alho, que não é mais alho, mas peixinhos aos montes, botão super cor de rosa, que agora é o nariz de uma linda porquinha, cor de rosa também, é claro! E assim por diante, a imaginação corre solta a ver formas, treinando o olhar que não se acostuma ao que se diz como é, mas que brinca a buscar o que pode ser, olhando pra vida de uma forma poética e bela.
Sami Ribeiro é Designer e Ilustrador freelancer. Depois de terminar o Magistério e Desenho Industrial, começou a desenhar em livros e até hoje registra seus traços com sensibilidade e harmonia.
As composições de imagem criadas por Sami foram fotografadas por Elder Junior e o resultado você pode ver aqui no Além do Que Se Vê!