O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano do Sul solicitou empenho do deputado federal Paulo Freire a fim de viabilizar emenda parlamentar no valor de cerca de R$ 1,6 milhão para a ampliação do sistema de drenagem urbana de águas pluviais de trechos dos bairros Oswaldo Cruz, São José e Cerâmica. A demanda foi formalizada pelo diretor geral da autarquia, Welington Kalil, em encontro com o congressista, na última sexta-feira (8/3), no gabinete do prefeito Paulo Pinheiro.
“Buscamos financiamento para a terceira etapa das intervenções, que abrangem a Rua Amazonas e adjacências. Em dias de grandes precipitações, acontecem constantes alagamentos ao longo da Avenida Fernando Simonsen, entre as ruas Espírito Santo e Amazonas, em razão da impermeabilização do solo, ocasionada pela grande urbanização que ocorreu nos últimos anos nesses bairros, inviabilizando todo o sistema de redes de águas pluviais, implantado há mais de 50 anos”, esclarece.
Kalil ressalta que na continuação do projeto de combate às enchentes está inserida a substituição da galeria de águas pluviais, já que a atual não comporta a quantidade de chuva que cai na região, ocasionando alagamentos e, consequentemente, transtornos a moradores e motoristas, além da readequação de bocas de lobo e equipamentos.
“Para solucionar esses transtornos foi reprojetado todo o sistema de sub-bacia de contribuição, adequando as galerias existentes e projetando outras com diâmetros compatíveis à nova realidade. Com esse empreendimento, serão atendidos cerca de cinco mil imóveis, que correspondem a quase 20 mil pessoas beneficiadas”, conclui.
A Prefeitura de São Caetano iniciou, no último dia 4 de março, a primeira etapa das obras, com prazo de conclusão de 12 meses. A municipalidade faz adequações para finalizá-la em dezembro deste ano, antes do início do próximo período de chuvas.