Novidade não significa renovação

Alan de Camargo

Alan de Camargo

18 de Junho

Muito tem se falado sobre a renovação na política, mas de fato será que essa vontade de renovar é algo tão recente assim? Exemplos na história não faltam para demonstrar essa busca por renovação, a Nova República, Estado Novo, Nova Constituição… e assim vai.

A política é um ato de renovação contínua, como dizia José de Magalhães Pinto, “A política é como nuvem. Você olha está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”. É assim, sempre foi e continuará sendo um conjunto de fatores que se movimentam em torno de nomes, siglas, apoios e articulações que se abastecem apenas de disputas eleitorais. Quais os projetos para a saúde? Como vamos combater a evasão escolar? Como vamos turbinar nossa economia? Essas questões sempre são tratadas como algo supérfluo diante da prioridade que é a próxima eleição.

Porém o que deveria nos chocar se encaixa perfeitamente em nossas expectativas. Basta olhar o nosso comportamento, estamos debatendo quais os candidatos nas eleições de 2022 e ainda faltam 1 ano e 6 meses de mandato para acabar. O brasileiro gosta do Fla x Flu e somos nós os responsáveis em facilitar a vida de nossos mandatários. Eles só se preocupam com a gente nas eleições, porque nós também só nos preocupamos com eles nesses períodos.

Outro dia, conversando com um amigo comentei sobre o projeto de um vereador de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo que instituiu um de seus projetos que constavam de suas promessas de campanha, o AP P meu vereador. Esse APP monitora seu mandato, seus eleitores acompanham as pautas das votações e mais do que isso influenciam a votação do vereador.

Esse meu amigo ficou maravilhado com a atitude desse vereador, confesso que eu também fiquei. Mas de fato quais são atitudes de nossos políticos em mandato que nos enche de orgulho? Fica a dica, além de descobrir em quem você votou para deputado, senador ou vereador nas últimas eleições, tente enxergar algo de que você possa se orgulhar do seu político. Talvez assim, e só assim veremos algo que realmente faça nossa política renovar, porque discursos bonitos e promessas renovadores já nos acompanham há muitas décadas.

Alan de Camargo

Alan de Camargo

Empreendedor, Líder do Movimento Livres, RenovaBR e da Rede Global de Empreendedorismo em São Caetano, Colunista do Jornal Imprensa ABC, membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de São Caetano do Sul e membro do CID (UNESCO).