Com o início do inverno, estação mais fria do ano e a mais complicada para pessoas em situação de rua e a famílias em vulnerabilidade social, a Prefeitura de Mauá intensifica as ações do Inverno Solidário, com o oferecimento de proteção social às pessoas que vivem nas ruas em dias mais gelados, quando a temperatura fica abaixo dos 15 ºC.
Além de continuar o trabalho de ofertar abrigo, higiene e alimentação no recém-reformado e reinaugurado Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), o objetivo da parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria de Assistência Social é arrecadar roupas, agasalhos, cobertores, lençóis, toalhas de banho, tênis e sapatos em bom estado para oferecer à população mais exposta ao frio.
Em razão da pandemia, a campanha do agasalho – que integra as ações do Inverno Solidário – não teve início nem prazo estipulado de duração neste ano. As equipes da Prefeitura estão levantando há meses doações de empresas e parceiros e seguirão com essa tarefa ao longo do ano.
“Há preocupação no que diz respeito à higienização das roupas doadas. Por este motivo é que a arrecadação está sendo realizada de maneira diferente neste ano. Definimos rede conveniada e estruturamos uma campanha organizada para recebermos itens já esterilizados e em bom estado. Estamos prezando pela qualidade e, principalmente, pela preservação da saúde das pessoas”, explica Fernanda Oliveira, presidente da Fundo Social de Solidariedade. “
Ainda assim, o poder público disponibilizará um único ponto de coleta para que as pessoas realmente interessadas em ajudar possam fazê-lo. Será a Secretaria de Assistência Social de Mauá (Rua Campos Sales, 249, Vila Bocaina), que ficará responsável por receber as doações, fazer a triagem e a entrega das peças. Ajude ao próximo, e contribua com itens em bom estado – em especial, cobertores e lençóis.