A Vila São Pedro foi fundada em 29 de junho de 1987, por 20 famílias, em frente ao antigo Clube da Volks. A vila ganhou este nome em homenagem à São Pedro, santo do dia. Passados 34 anos de sua criação, o bairro cresceu e se tornou um dos mais populosos de São Bernardo, com mais de 70 mil habitantes – praticamente o tamanho de uma cidade média no interior de São Paulo. O prefeito Orlando Morando esteve no local para comemorar as mais de três décadas de existência da Vila São Pedro e pontuar as principais conquistas nos últimos quatro anos.
Um dos principais anseios dos moradores da Vila São Pedro não é apenas ter a casa própria, mas o documento que regulariza a posse do imóvel. Isso começou a se tornar possível em 26 de agosto de 2017, quando o chefe do Executivo autorizou o início da regularização fundiária do bairro por meio do programa “A Casa é Minha”. Essa ação dá posse definitiva dos imóveis aos seus moradores.
A ação foi iniciada em dois loteamentos – Vila Mariana e Vila Boa Vista Santana. No primeiro, foram regularizados 492 imóveis, cujos documentos foram entregues em abril de 2018. Em novembro de 2020, as 1.313 moradias na Vila Boa Vista/Santana também foram regularizadas. Depois de vencer um processo judicial contra a antiga proprietária do terreno onde o bairro foi fundado, a Prefeitura iniciou a regularização de 7.800 lotes que, atualmente, está em fase de cadastramento socioeconômico.
DORMIR EM PAZ
A implantação da Operação Noite Tranquila, maior programa de combate a pancadões e bailes funks irregulares da história de São Bernardo, levou paz para todas as pessoas de bem na Vila São Pedro. Essa ação também se tornou fundamental para a fiscalização de aglomerações durante a pandemia de coronavírus.
O bairro ainda recebeu obras de infraestrutura como obras de contenção de encostas nas Ruas da Bica, Manoel Gusmão Fontes, Alto da Boa Vista e 5 de outubro. O Grotão ganhou obras de drenagem em suas principais ruas. Na Saúde, a UBS da Vila São Pedro passou a funcionar até às 22 horas.
Também foi inaugurado o corredor Vila São Pedro – 4,5 Km de faixa exclusiva para ônibus – com 39 paradas, beneficiando mais de 62 mil passageiros, nos trechos que correspondem a Rua dos Vianas e Avenida Dom Pedro de Alcântara.
Quarenta famílias que residiam na Ilha Pequini ganharam moradia digna e estão no Condomínio Jardim Regina. A Prefeitura ainda investiu em Esporte e Lazer com a entrega da revitalização do CREC (Centro Recreativo, Esportivo e Cultural) do bairro, bem como do Ginásio Poliesportivo e do campo de futebol. O bairro ainda foi contemplado com a implantação de uma Praça-Parque, programa exitosos, presente em toda cidade com 45 unidades.