O vereador Marcel Munhoz (Cidadania), de São Caetano do Sul, tem batalhado pelo tratamento humanizado e adequado aos pacientes que sofrem com lúpus eritematoso sistêmico, doença autoimune que acomete grande parte da população.
O parlamentar é autor de Projeto de Lei que institui a Campanha de Conscientização e Orientação sobre Doenças Reumáticas no município, dentre estas, destaca a necessidade de políticas públicas que visem ao conhecimento e tratamento acerca da lúpus, bem como diversas outras chagas que atacam diretamente o sistema imunológico.
“O tratamento da lúpus, assim como para outras doenças autoimunes, é paliativo e tem por objetivo controlar os sintomas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes, portanto, a administração pública tem obrigação de realizar a conscientização e adequar a rede de saúde para a terapia desta doença, que acomete milhares de pessoas”, argumenta Marcel.
Ainda, Marcel Munhoz é autor de indicação que solicita a criação de programa de atendimento psicológico aos pacientes de lúpus e de outras doenças autoimunes em São Caetano do Sul.