As escolas da rede municipal de ensino de todo o grande ABC, retornaram às aulas presenciais no início desta última semana, após o recesso de julho. Em São Caetano do Sul o retorno aconteceu na terça-feira (3).
Neste primeiro momento na cidade, retornaram os anos que já haviam retomado as aulas presenciais em junho: os grupos 4 e 5 da Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e a EJA (Educação de Jovens e Adultos).
A novidade é a ampliação para 50% da capacidade das salas de aula – em junho, era 35%. O retorno presencial não é obrigatório. Os alunos que preferirem podem permanecer com as aulas online em casa.
Algumas das medidas de segurança e higiene adotadas em todas as escolas da rede são a instalação de dispensers de álcool gel em todos os ambientes; medição de temperatura e tapetes sanitizantes nas entradas; janelas e portas abertas; e o reforço na limpeza de todos os ambientes, além da capacidade de alunos em sala de aula limitada a 50%.
A secretária municipal de Educação detalhou o cronograma de retorno escalonado. No dia 9 de agosto, retornará às aulas presenciais o grupo 3 da Educação Infantil; no dia 23 de agosto, será a vez do G2 e do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano); e, em setembro, o Ensino Médio.
Os alunos que optarem por voltar à sala de aula encontrarão as escolas preparadas para recebê-los com todo o cuidado necessário à prevenção da covid-19 e, também, com otimismo e alegria.
A estratégia inclui continuar recebendo as crianças com os cuidados necessários, mas, também, com mais leveza, combatendo a eventual insegurança do aluno sobre o retorno.