Desde a última desta quinta-feira (11), um projeto piloto está em implantação na estação São Caetano, que atende a Linha 10-Turquesa, como parte dos estudos contínuos para a melhoria tanto no tempo de viagem como na redução no intervalo médio programado entre os trens em toda a linha. A nova estratégia operacional resulta em até dois minutos de ganho no tempo de viagem entre as estações Rio Grande da Serra e Brás.
Para aumentar a velocidade dos trens vindos da estação Utinga, sentido Brás, a plataforma 3 da estação São Caetano (são três plataformas no sentido Rio Grande da Serra para o Brás) será usada para embarque e desembarque dos passageiros. Até então, os trens usavam as plataformas 1 e 2 e nesse percurso faziam duas transferências de vias, o que causava perda de tempo e velocidade para a viagem.
Como o acesso para a plataforma 3 era feito somente por escada fixa, sem acessibilidade, um carro (vagão plataforma) foi totalmente reformado e transformado em passarela móvel, para fazer a transferência dos passageiros de uma plataforma a outra. A nova passarela possui guarda-corpo, é nivelada às plataformas, totalmente segura e acessível.