Prefeitura de São Bernardo cria Arranjo Produtivo para fortalecer setor químico

No ABC, esse setor abrange 893 empresas – 172 em São Bernardo -, que geram 38 mil empregos, sendo 12.780 apenas no município

A Prefeitura de São Bernardo lançou na última terça-feira (19) o Arranjo Produtivo Local (APL) do Setor Químico do Grande ABC. Farão parte da entidade empresários, sindicalistas, representantes de instituições financeiras e do ensino superior. O Arranjo é resultado ainda da parceria entre poder público municipal e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP).
Além do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e o presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, Paulo Lage, prestigiaram o evento, realizado no Paço Municipal, aproximadamente 80 pessoas, representando 40 empresas da região.
As APLs têm o objetivo de, por meio da cooperação, desenvolver determinados setores econômicos, nesse caso o químico. No ABC, esse setor abrange 893 empresas – 172 em São Bernardo -, que geram 38 mil empregos, 12.780 deles em São Bernardo.
Para Marinho, o trabalho mais próximo entre universidades e empresas pode baratear despesas, e, assim, fazer o consumidor pagar menos pelo produto final. “Temos que aproximar as universidades da indústria. Com certeza o desenvolvimento dos produtos cairia pela metade. Quando fizeram pesquisas para o lançamento do biocombustível, por exemplo, várias empresas realizaram o mesmo estudo. Se tivessem unificado a pesquisa, o custo seria reduzido”, comentou.
Um dos temas abordados na reunião foi a possível obtenção de financiamentos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e à Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) para projetos no setor químico. Também foi apresentado, pela Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), um panorama sobre a situação do setor.
APLs – A Prefeitura de São Bernardo coordena e faz parte atualmente de pelo menos sete APLs: Químicos, Ferramentaria, Panificação, Turismo, Defesa, Bares e Restaurantes e Moveleiro. Ainda este ano, mais dois grupos serão criados: autopeças e gráficos.