No Dia Internacional da Mulher a prefeitura de São Caetano do Sul iniciou a distribuição gratuita de absorventes nas escolas municipais. Essa ação social tem por base o projeto de lei que está na Câmara de Vereadores. O projeto de lei é de autoria dos vereadores Professor Jander e Pio Mielo que estabelece a instalação de armários nos banheiros das escolas com absorventes higiênicos para as alunas que necessitarem.
Mas esse projeto foi considerado inconstitucional na Comissão de Justiça pois, segundo relatório, entra na atuação do poder executivo. Mas essa justificativa não foi aceita por 14 vereadores que votaram na derrubada desse parecer, garantindo que o projeto vá agora à Comissão de Finanças e Orçamento, para depois ir ao plenário para ser votado. “Apesar do governo já estar iniciando a distribuição, precisamos que isso vire lei e que um próximo governo não pare a distribuição”, afirmou o Professor Jander na tribuna.
Vereador Pio Mielo agradeceu a democracia da votação, que deu com convicção a constitucionalizada de seu projeto. O Professor Jander, coautor do projeto, lembrou que na Câmara dos Deputados há também projetos nacionais. “Nossas alunas merecem ser bem cuidadas”, lembrou Jander, citando que há muitas famílias carentes na cidade que não tem condições financeiras de adquirir alguns itens básicos de higiene pessoal.
“Eu e o Pio, que também é professor, sabemos por que há ausências da escola muitas vezes por vergonha em seu período menstrual, pois não tem em casa absorvente higiênico”, finalizou o Professor Jander.