1.500 pessoas atendidas na retomada do Complexo Aquático do Baetão

Piscinas do equipamento têm atividades em pleno funcionamento após arrefecimento da pandemia; cerca de 300 por dia

Com a retomada das atividades, o Complexo Aquático do Baetão, na Avenida Armando Ítalo Setti, região central de São Bernardo, registrou atendimento de 1.500 pessoas ao mês, cerca de 300 ao dia. O espaço foi completamente reformado e ficou com as atividades paralisadas por quase dois anos em decorrência da crise sanitária. Os trabalhos foram resgatados em fevereiro, já com o quadro amenizado da doença.

Os números refletem o pleno funcionamento do complexo. O espaço oferece turmas de natação e hidroginástica para crianças, jovens e adultos, a partir dos 7 anos de idade. As turmas se iniciam às 7h e terminam às 22h. São 28 turmas de natação, com aulas duas vezes na semana, atendendo mais de 900 pessoas. Na hidroginástica, são 24 turmas atendendo 700 pessoas, especialmente os idosos e pessoas com deficiência e laudo médico.

As inscrições para cursos ocorrem no início de cada ano. Todas atividades são gratuitas e realizadas sob supervisão de profissionais de Educação Física efetivos do município. Neste mês de maio, por outro lado, foi liberado agendamento espontâneo para a piscina a pessoas que já sabem nadar e desejam praticar a modalidade sob perspectiva recreativa, voltado a interessados acima de 18 anos – foram disponibilizadas 300 vagas por semana. O cadastro deve ser feito pelo https://www.cursosesportivossbc.com.br/locaisnatacao.

O espaço físico foi reaberto totalmente revitalizado no começo de 2020, passando a contabilizar duas piscinas com moderno sistema de aquecimento a gás, sendo uma semiolímpica para treinamento de natação e competições, além de outra unidade para recreação e hidroginástica. A reabertura do equipamento ocorreu seis anos depois de o local ser fechado pela gestão anterior.

Revitalização

Além da reforma completa das piscinas, foram construídos novos vestiários, sanitários, bem como salas para professores, fisioterapia e atendimento médico. Foi realizada também a substituição completa do telhado e a instalação de iluminação de LED. As obras envolveram investimento de R$ 1,75 milhão.