Caio Salgado protocolou Projeto de Lei que institui no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município de São Caetano do Sul, o “Dia D de Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho”. Um dia dedicado a reunir empresários ou seus representantes e pessoas com deficiência que pretendam ingressar no mercado de trabalho.
“O ‘Dia D’ funcionará como um grande mutirão, e possibilitará que as pessoas com deficiência estejam em contato direto com os empresários ou seus representantes e que consigam transmitir pessoalmente o que o currículo não consegue expressar, havendo a possibilidade de contratação imediata”, explica o vereador.
“Com a criação do ‘Dia D’, serão potencializadas as chances de colocação dessas pessoas em diversos ramos do mercado de trabalho. É sabido que a contratação de pessoas com deficiência está prevista na Lei 8 .213/91, que dispõe que as empresas que têm de 100 a 200 funcionários devem reservar, obrigatoriamente, 2% das vagas para pessoas com deficiência; entre 201 e 500 funcionários, o patamar é de 3%; entre 501 e 1.000 funcionários, 5% das vagas devem ser reservadas para esse público, porém as contratações ainda são baixas”, complementa.
O vereador fala ainda, sobre uma parceria com a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida – SEDEF. Isso porque a secretaria possui o “Programa de Empregabilidade PcD”, que corresponde ao recebimento de currículos por meio da Campanha Permanente de Captação de Currículos, que são cadastrados mediante apresentação de laudo médico atual que comprove a deficiência.
Vale ressaltar que o projeto foi votado e aprovado em primeiro turno no Plenário da Câmara Municipal, na sessão da última terça-feira (3), e aguarda votação em segundo turno.