4ª onda: prefeituras do ABC ditam regras sobre Covid-19

O Brasil enfrenta agora o que especialistas consideram a quarta onda de Covid

Em pouco mais de um mês, o país registrou uma alta de 78,3% nos registros de novos casos. Em 26 de abril, os dados mostravam uma média móvel de 14.600 novos diagnósticos nos últimos sete dias. Já em 31 de maio, o número saltou para 26.032.

Variantes com alta transmissibilidade, relaxamento de medidas preventivas e redução da imunidade contra a Covid meses após a vacinação são fatores que explicam recente aumento de casos, segundo especialistas.

De acordo com dados do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), mais de 40 mil brasileiros foram diagnosticados com Covid-19 nas últimas 24 horas. O número, no entanto, pode ser bem maior, segundo especialistas.

Aumento de casos de Covid

As prefeituras de Santo André e São Bernardo do Campo decretaram nesta semana o toque de recolher nas respectivas cidades por causa do avanço da Covid-19. Em Santo André acontece após as 21 horas e em São Bernardo acontece após as 22 horas, e devem prosseguir assim até meados do dia 14 de junho.

Em Diadema a secretaria de Saúde está somente recomendando que a população utilize máscaras em recintos fechados ou em grandes aglomerações de pessoas nas próximas semanas.

As medidas foram adotadas pelas respectivas secretarias da saúde com aumento considerável no aumento de casos, principalmente entre crianças em idade escolar. As outras cidades da região ainda não se pronunciaram se seguirão ou não as medidas adotadas pelas duas cidades e aguardam reunião no Consórcio na próxima semana.