Technovation Girls 2022: Alunas apresentam apps criados para a competição

Para 17 alunas da rede municipal de ensino de São Caetano, a noite da última terça-feira (7) foi repleta de emoção. Elas foram convidadas a fazer um pitch (uma apresentação rápida, com cerca de 5 minutos) dos projetos de aplicativos para celular que estão desenvolvendo para a Technovation Girls, a maior competição de tecnologia do mundo voltada exclusivamente à meninas.

As apresentações, que ocorreram na Escola Municipal de Novas Tecnologias diante de familiares, professores e da embaixadora da Technovation, Alice Rodrigues, foram uma preparação para as próximas etapas da competição, que acontecem ao longo do mês de junho.

O objetivo da competição é a inclusão digital. O Technovation Girls permite que meninas do mundo todo tenham a oportunidade de aprender e aplicar as habilidades necessárias para resolver problemas do mundo real por meio da tecnologia. Assim, os aplicativos desenvolvidos ao longo da competição devem ter algum propósito social.

A Secretária de Educação do município, professora Minéa Paschoaleto, destaca a relevância da competição: “É uma ação muito importante, porque além de tratar de temas atuais e que merecem muita atenção da sociedade – o meio ambiente, a questão da violência contra mulher, a questão dos animais, muitos assuntos ligados, inclusive, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e à Agenda 2030 da ONU – a Technovation Girls é um evento que empodera mulheres. Ele mostra que as nossas meninas desde muito cedo têm muita capacidade para produzir, para organizar e para pesquisar, porque os aplicativos que elas produzem são desenvolvidos a partir de pesquisa de temas, buscando soluções para problemas que elas identificam. Então é um evento que além de mostrar o que a nossa rede tem capacidade de fazer, faz com que outros lugares conheçam também aquilo que a gente produz aqui em São Caetano do Sul.”
Estão participando da competição sete equipes do município, compostas por meninas entre 8 e 14 anos de idade, estudantes de três escolas: EMEFM Oscar Niemeyer, EMEF 28 de Julho e Colégio USCS.

Comprometidas com os propósitos da competição, as alunas destacam sobretudo a importância do Technovation Girls para a inclusão digital. “Esses projetos buscam a inclusão das mulheres nas áreas de tecnologia, que é majoritariamente composto por homens. Na Technovation Girls se luta pela quebra dos tabus de machismo”, comenta Julia Garcia Cristóvão, que pretende trabalhar na área de tecnologia no futuro.

“Não é só no Brasil que temos uma cultura machista, venho de outro país e passamos pelos mesmos problemas. Acredito que esses projetos ajudam meninas no mundo todo. A competição é mundial e já atinge mais de 60 países”, destaca Guilyne Destine, que veio do Haiti há cerca de 3 anos.

Conheça as participantes e os aplicativos que elas criaram:

• Little Sunflower – Júlia Garcia Cristóvão e Ester Pereira do Nascimento (in memorian) – USCS
APP: Sunflower – app para fazer o descarte correto do lixo eletrônico e achar os pontos de coleta rápidos aqui na nossa cidade.

• Cristal Girls – Livia Oliveira Gama, Raquel de Barros Xavier, Laura Amorim da Silva – EMEFM Arquiteto Oscar Niemeyer
APP: Save World – app tem a função de reduzir o aquecimento global com uma lista de missões que dá dicas de como colaborar com o planeta de forma lúdica. A cada missão cumprida o participante ganha pontos.

• Pink Science – Ana Clara Sales Almendro, Bianca Amorim de Oliveira, Manuela Spinelli Guidetti, Priscila Sayuri Shinta e Rafaella Zoe de França Vono – EMEF 28 de Julho
APP: SignalsCam – projeto criado para ajudar na comunicação entre ouvintes e não ouvintes, tendo como foco a inclusão social. O aplicativo usa Inteligência Artifical para reconhecer sinais em Libras e mostrar o significado correspondente.

• Beginner – Guilyne Destine – EMEFM Arquiteto Oscar Niemeyer
APP: Help Them – projeto foi feito para ajudar mulheres que sofrem de assédio.

• All Star Shine – Valentina Zamboni Foglia, Manoela Espúrio Lamazales – EMEFM Arquiteto Oscar Niemeyer
APP: Save Animals – objetivo do app é resgatar animais abandonados, maltratados nas ruas.

• Girl Power SCS – Clara Carqueijo Mello – EMEFM Oscar Niemeyer
APP: Figet Hunger – projeto é feito para ajudar as pessoas que passam fome no país, aproximando pessoas que querem doar e as que precisam receber doações.

• AuGirls – Raissa Schebanow, Maria Fernanda de Benedito Lucena, Bruna Reis de Souza, Gabriella Godoy Vello – EMEF 28 de Julho
APP: Pet Friend – app para denúncia contra maus tratos a animais.