Qualificação passa por integração entre as 33 unidades básicas de saúde e o Hospital da Mulher
A rede de saúde de Santo André vive em constante qualificação para aprimorar os fluxos de trabalho, atualizar os profissionais que atuam nos diversos equipamentos de saúde, além de humanizar cada vez mais o atendimento. Para aperfeiçoar a assistência destinada à saúde da mulher, na última sexta-feira (8), gestores e apoiadores da Atenção Básica estiveram no Hospital da Mulher.
A iniciativa contou com a participação de 34 gerentes, sete apoiadores e gestores da rede municipal de saúde.
“O espírito revolucionário da militante Maria José, guerreira da saúde pública que dá nome ao nosso Hospital da Mulher, estará presente em todas unidade da Atenção Básica com uma Linha de Cuidado a Mulher Andreense promotora de saúde absolutamente integral”, comentou o Secretário de Saúde, José Police Neto.
Durante a qualificação, os profissionais fizeram um tour para conhecer todas as dependências do hospital e entender como cada departamento atua.“Hoje foi um momento muito importante na rede de saúde de Santo André, pois iniciamos um processo de qualificação do atendimento da saúde da mulher na rede de atenção básica do município. Sem dúvida, vamos melhorar os indicadores de saúde que já estão bons e qualificar ainda mais os nossos profissionais. Estamos trazendo a rede básica para dentro do hospital da mulher para fazer diversos treinamentos com as equipes que fazem o pré-natal nas unidades de saúde junto com a equipe que atende no Hospital da Mulher”, explicou Victor Chiavegato, Superintendente da Rede Hospitalar de Santo André.
Saúde da Gestante
O Pré-Natal é uma fase muito importante para as grávidas, pois é nesta fase que é feito todo o acompanhamento da gestação para que o bebê nasça bem e com saúde, evitando complicações.
Este acolhimento tem papel fundamental na hora de prevenir e detectar precocemente possíveis doenças, tanto materna quanto fetal. Com isso, é possível que o processo de gestação seja feito da melhor forma possível e diminui os riscos para a mãe. Em Santo André, o pré-natal é oferecido nas 33 unidades de saúde.