Santo André projeta modernização de 6 mil pontos de luz até o fim do ano

Planejamento prevê troca de toda iluminação pública andreense para lâmpadas de LED até 2024

Santo André dá sequência ao processo de modernização e melhoria da eficiência dos pontos de iluminação da cidade e, por meio do programa Banho de Luz, prevê aceleração das intervenções até o fim deste ano. O planejamento vislumbra a troca de 27.176 luminárias entre o segundo semestre de 2022 e o fim de 2024. O objetivo da administração é economizar 52% em consumo de energia, o equivalente a 842,2 MW/mês.

Estão previstas 6.092 trocas no segundo semestre de 2022, 10.100 em 2023 e, por fim, 10.984 em 2024, alcançando 53 mil pontos no município, que estão distribuídos em aproximadamente 1,3 mil quilômetros de vias. Até o momento, cerca de 50% das luminárias do município já passaram pelo processo de atualização.

“A gente continua fazendo a troca de tecnologia da iluminação pública, da convencional para o LED, com nosso compromisso de levar o Banho de Luz para todas as regiões da cidade. É uma renovação, uma modernização do nosso parque de iluminação pública, com tecnologia que consome menos energia, dá menos custo e proporciona muito mais iluminação, com menos manutenção”, afirma o prefeito Paulo Serra, que realizou vistoria nesta semana na Vila Palmares.

Moradores acompanharam a visita do prefeito e agradeceram pela atenção ao bairro, comparando as antigas lâmpadas com o novo sistema de iluminação. “É maravilhoso. Só tenho a agradecer, porque antes ninguém nunca se preocupou com a Palmares. Com essa claridade você enxerga onde está pisando. Antes saía na rua e não dava para ver nada. Beneficia também bastante na segurança”, celebra a dona de casa Claudete Godeghesi, de 67 anos, que vive na Vila Palmares desde que nasceu.

“A gente tem tudo controlado à distância, com a medição do gasto da Prefeitura e o mais importante: a melhoria da qualidade de vida, do ambiente mais seguro e iluminado, e uma cidade com a iluminação exemplar no Estado e no Brasil. Santo André está se tornando referência com o Banho de Luz. Até o fim de 2024, toda a cidade terá a tecnologia LED”, complementa o prefeito Paulo Serra.

O programa Banho de Luz, criado em 2014 e retomado em 2017 pela atual administração, já investiu R$ 68,8 milhões com a modernização da iluminação pública. Foram adquiridos equipamentos que proporcionaram melhoria no desempenho energético e aumento da luminosidade. A previsão é que sejam investidos, até o fim do processo, R$ 98 milhões.

O programa Banho de Luz vem realizando também a modernização de telegestão e monitoramento do parque luminotécnico, permitindo que as equipes da Prefeitura tenham o controle dos 53 mil pontos luminosos.

Com investimento em tecnologia e georreferenciamento, as equipes de iluminação podem detectar e registrar falhas com o telemonitoramento, reparar uma lâmpada queimada em menor tempo, além de contar com um sistema para registros dos chamados recebidos pelo call center da iluminação pública e dos equipamentos móveis utilizados pelas equipes de ronda, por meio do mapeamento dinâmico, realizado por unidade que percorre as vias em períodos alternados do dia, coletando informações para programar manutenções preventivas, projetos de modernização, além de evitar perdas financeiras decorrentes de furtos e extravios.

Planejamento

Os próximos bairros contemplados pelo Banho de Luz serão Vila Palmares, Vila Sacadura Cabral, Vila Aquilino, Jardim Utinga, Jardim das Maravilhas, Vila Lucinda, Parque Oratório, Jardim Santo Antônio, Vila Matarazzo, Jardim Teles de Menezes, Vila Luzita, Jardim Irene, Jardim Guarará, Jardim Santa Cristina, Cata Preta e Vila Rica.

Outros bairros que estão na rota do planejamento da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos são Jardim do Estádio, Vila Junqueira, Vila Vitória, Vila Guiomar, Príncipe de Gales, IAPI, Vila América, Vila Humaitá, Jardim Milena, Las Vegas, Jardim Alvorada, Vila Guaraciaba, Vila Lutécia, Vila Suíça, Condomínio Maracanã, Jardim Santo André, Clube de Campo, Parque Miami e Parque Andreense. 

Também serão beneficiados até 2024 os bairros Jardim Bela Vista, Vila Bastos, Vila Alice, Vila Gilda, Parque Novo Oratório, Parque Capuava, Jardim Ana Maria, Parque Erasmo Assunção, Jardim Rina, Vila Metalúrgica, Vila Sá, Camilópolis, Utinga, Jardim Estela, Jardim Oriental, Jardim Cristiane, Jardim Progresso e Vila Eldízia.