Vila Vanguarda em São Bernardo ganha primeira etapa de urbanização

Obras esperadas há muito tempo pela população incluem canalização dos córregos Saracantan e Colina, pavimentação de vias e melhorias de infraestrutura

A transformação da Vila Vanguarda, às margens dos córregos Saracantan e Colina, deixou de ser sonho e virou realidade para os moradores da região quando da entrega da primeira etapa dos serviços na última quarta-feira (31), de urbanização integrada do núcleo que, ao fim do processo, marcará a entrega de um bairro totalmente transformado.

As obras entregues pelo prefeito Orlando Morando, consistiram na conclusão da canalização dos córregos, uma das principais etapas, além de pavimentação, construção de sarjetas, ciclovia e novo paisagismo.

Morador da Vila Vanguarda desde o início dos anos 1990, o almoxarife Marcos Soares Souza, 56 anos, não escondeu a alegria de ver o bairro se transformar completamente. “Eu sempre acreditei que um dia alguma gestão ia se importar com a gente. Hoje, dá até orgulho trazer visita para nossa casa”, comemorou o munícipe, que carregava consigo um jornal datado dos anos 2000 que já retratava o sofrimento dos moradores antes das intervenções. “Sofríamos muito com as enchentes, quando o córrego transbordava, era muita sujeita e muitos ratos entrando dentro de casa”, disse.

O pacote total de urbanização envolveu ainda a entrega da sede própria do 6º DP da Polícia Civil, a construção do Centro Comercial Colina e do Centro Comercial Vanguarda. “Até dezembro deste ano, a população da Vila Vanguarda receberá um novo bairro”, assegurou o secretário de Habitação, João Abukater Neto.

Mobilidade Urbana

Além da urbanização integrada, a região também receberá nas próximas semanas outra obra importante do ponto de vista de mobilidade urbana: a construção de um viário novo e de uma rotatória no Parque São Bernardo. A nova rotatória tem sido construída no cruzamento da Avenida Luiz Pequini e Rua dos Vianas, na divisa com Santo André, nas proximidades do cemitério Jardim da Colina. Os investimentos somam R$ 15 milhões.