Iniciativa, que estava suspensa em virtude da pandemia, será realizada em três domingos
Na manhã do último domingo (11), 355 crianças que estudam na rede municipal de ensino de Santo André foram beneficiadas com a volta do programa Educando com Visão. A iniciativa é uma parceria das secretarias de Educação e Saúde com o Rotary Club, que realiza consultas com oftalmologista, exames gratuitos, além da entrega de óculos.
A ação iniciada neste domingo será repetida nos dias 25 de setembro e 9 de outubro e vai beneficiar, ao todo, mais de mil crianças. Os professores e equipes gestoras das Emeiefs recebem treinamento específico para identificar as crianças com problemas de visão, que são encaminhadas para as forças-tarefa do programa.
A biomédica e diretora de Atenção à Saúde, Luciane Suzano Pereira Cunha, participou da primeira ação deste domingo que foi realizada pela manhã no Centro Médico de Especialidades localizado na Rua Joaquim Távora. “Essa ação em parceria com a Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Rotary Club Santo André Norte terá duração de mais dois domingos, atenderemos ao total uma média de 1.065 crianças”, explica.
“A ação teve como objetivo a avaliação oftalmológica das nossas crianças, encaminhamentos de acordo com a necessidade e a oferta de óculos após avaliação e indicação médica”, completa Luciane Cunha.
“Eu vim porque a escola encaminhou. Eu nem imaginei que ele precisaria usar óculos, porque ele nunca relatou. Ainda vamos fazer os exames, mas se ele precisar usar mesmo, o programa me ajudou bastante”, conta a auxiliar de produção Letícia Estevan de Souza, moradora do Jardim Santo André.
A cabelereira Jéssica Nunes Freire, de 28 anos, foi acompanhar a filha Esther Nunes Freire, de 7 anos, na consulta. “Foi uma oportunidade muito boa porque hoje está tudo muito caro e nós não temos condição. Foi uma ótima oportunidade para a saúde dela e uma oportunidade de economia pra mim também”, comenta.
Desde sua criação, em 2004, o programa Educando com Visão já realizou mais de 5 mil exames oftalmológicos e auxiliou na correção de problemas visuais de aproximadamente 3 mil crianças.
O Rotary Club Santo André Norte participa de toda a execução do programa e da aquisição dos óculos, com os recursos arrecadados na Festa Alemã.