Santo André inaugurou no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (dia 3/12), a primeira academia adaptada da cidade, localizada no Parque Central. São ao todo seis aparelhos com total acessibilidade, para exercício de bíceps, puxada alta, abdominal, supino, twist e tríceps. Uma cadeira de trilha também será implantada em breve.
Também foram entregues duas vans adaptadas que serão utilizadas no atendimento a pessoas com deficiência.
A academia adaptada é fruto de parceria obtida por meio do programa Cidade Acessível do Governo do Estado, e toda a instalação foi coordenada pelas Secretarias da Pessoa com Deficiência e de Meio Ambiente da Prefeitura de Santo André. O objetivo é tornar os parques da cidade mais inclusivos e investir em saúde e qualidade de vida, promovendo a autonomia, a prática de esportes e a interação entre as pessoas com e sem deficiência.
Os aparelhos disponibilizados são ergonômicos e híbridos e, com isso, permitem a realização de diversos exercícios físicos para flexibilidade, mobilidade e fortalecimento de diversos grupos musculares. A prática de atividades em aparelhos deste tipo é benéfica para melhorar agilidade, condição cardiovascular, coordenação motora, força, repertório motor e equilíbrio.
Já as vans acessíveis recebidas possibilitam o transporte seguro e adequado para pessoas em cadeira de rodas e serão utilizadas nos projetos da Secretaria da Pessoa com Deficiência. Cada veículo possui nove lugares para passageiros, sendo três exclusivos para cadeiras de rodas, com acesso por elevador de comando eletrônico, além de ar-condicionado e cintos de segurança para garantir segurança e conforto.
Em maio deste ano, a Prefeitura de Santo André inaugurou um parquinho de brinquedos adaptados no Parque do Pedroso e o planejamento da administração é avançar com academias e parquinhos adaptados para todos os parques.