O Sesc São Caetano e a Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano do Sul apresentam “Humus”

Humos, da Cia Antonio de Nóbrega de dança abre o XIII Festival de Dança de São Caetano do Sul – de 4 a 10 de maio de 2013

O Sesc São Caetano e a Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano do Sul apresentam “Humus”O dançarino, músico e ator Antonio Nóbrega ao longo de seus 40 anos de carreira vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa e estudo das manifestações populares brasileiras, cujos resultados são os inúmeros espetáculos que vem criando. Particularmente, vem dedicando especial atenção à dança. E é através dessa linguagem artística que o artista traz para o palco, no dia 4 de maio de 2013, às 20h, seu novo espetáculo HUMUS com o qual lança a Cia Antonio Nóbrega de Dança. A iniciativa do artista foi concretizada graças ao patrocínio da Petrobras e do Ministério da Cultura e é uma realização do Sesc SP.
Formada por 13 jovens bailarinos a Cia Antonio Nóbrega de Dança apresenta um trabalho inédito cuja concepção e direção geral do espetáculo é também do próprio Nóbrega que define assim seu novo trabalho: “HUMUS é o nome do espetáculo em que procuro dar continuidade ao meu projeto de criação na área da dança alicerçado no estudo e vivência das matrizes corporais presentes nas danças e manifestações populares brasileiras. Esse universo de matrizes tem sido para o meu trabalho o chão sobre o qual se decantam inúmeras outras contribuições oriundas, principalmente, da tradição ocidental da dança. Na verdade, o que estou procurando apresentar com esse espetáculo é um certo ponto de fusão ou equilíbrio – uma espécie de território de confraternização – entre as duas linha de tempo cultural que marcam a formação da arte e cultura brasileiras: a popular, também identificada como oral, tradicional, regional, etc., e a europeia ou ocidental, conhecida como erudita, letrada, artística, etc”.

Nascimento da Companhia

A Cia Antonio Nóbrega de Dança nasceu da vontade de Antonio Nóbrega, em ampliar e desenvolver o seu trabalho de pesquisa e criação em dança brasileira com um grupo mais numeroso. Nóbrega vem há anos trabalhando com a dança. No currículo do artista destacam-se as seguintes obras: O Reino do Meio-Dia (1989 – estreado no Carlton Dance Festival), Figural (1990 – Fundação Vitae), Passo (2008 – Prêmio Funarte Klauss Vianna) e Naturalmente – teoria e jogo de uma dança brasileira (2009 – Prêmio APCA de Melhor Pesquisa em Dança).
Para a criação de Humus os bailarinos da companhia tiveram de se familiarizar com a linguagem que Nóbrega vem desenvolvendo. Foram meses de prática com o ensino do rico e vigoroso elenco de passos, movimentos e gestual das mais diversas danças brasileiras como o frevo, o caboclinho, a congada, a capoeira, associados ao sincopado dos meneios, gingados, molejos, etc, que Nóbrega pode ir testando a sua linguagem. E, é claro, sem perder de vista o grande legado ocidental ou europeu da dança no que diz respeito ao trabalho técnico. Ou seja: com esse trabalho Nóbrega procura realizar o encontro, como ele diz, dos elementos nutridores da cultura popular com os ordenadores da cultura europeia.
A companhia durante todo o seu processo de trabalho teve aulas regulares com o próprio Nóbrega, com as bailarinas e coreógrafas Ângela Nolf, Letícia Doretto, Maria Eugênia, Marina Abib eo preparador físico Milton Kennedy; participou de várias oficinas com artistas populares, se beneficiou de palestras sobre variados temas ligados à dança (fisioterapia, alimentação funcional, história da dança ocidental, etc). Na verdade, uma espécie de imersão no modo como Nóbrega vê a formação do bailarino brasileiro.

Serviço:

Humus
Dia 4 de maio de 2013, sábado, 20h
Duração: 60 min
Capacidade: 1000 lugares
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 10 anos.
Ingressos: Grátis. Retirada de ingressos pela rede IngressoSesc a partir de 3/5
Realização: Sesc São Caetano, Rua Piauí, 554 – SCS e Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Caetano do Sul
Patrocínio: Petrobras e Ministério da Cultura (MINC)
Local: Teatro Paulo Machado de Carvalho – Entrada pela Rua Conde de Porto Alegre, 840 – São Caetano do Sul.
Telefone para informações: (11) 4223-8800