Olá, leitor. Peço-lhe licença para entrar em sua casa hoje. Venho me apresentar por um instrumento chamado jornal. Sim, esse instrumento que muitos diziam que iriam desaparecer por conta do avanço tecnológico.
Uma coisa é fato. A tecnologia chegou para chacoalhar o mundo e jogar pessoas e mercados de cabeça para baixo. Nos trouxe o fascínio da praticidade e da comodidade, tornando aquilo que era longe ou distante em algo próximo. Mas, ao mesmo tempo que a tecnologia nos aproxima, ela nos afasta. Isso porque estar online não significa estar conectado. Uma conexão verdadeira e genuína é muito mais uma questão de ótica do que fibra ótica. No fundo, o que nos conecta como seres sociais são as nossas ideias, opiniões, convicções e a nossa filosofia de vida.
A partir de hoje, farei parte dos seus sábados. Estarei contigo no seu caminhar da casa para a banca de jornal, da banca para a praça pública e da praça para uma padaria ou espaço de lazer. Em meio a esses trajetos, construiremos um caminho que nos permitirá criar uma conexão a partir de editoriais de educação, negócios e política.
Haverá sábados em que meus textos, meus conhecimentos e minhas opiniões convergirão com a sua maneira de pensar, assim como, haverá sábados que teremos divergências. Independentemente da situação, o que importa é estarmos conectados. Quem sabe não nos encontramos numa padaria da cidade para conversarmos sobre o texto da semana? Caso não nos encontremos, deixo o meu e-mail na assinatura deste artigo. Adorarei receber a sua opinião, seja ela positiva ou negativa. Bem, foi um grande prazer. Nos vemos no próximo sábado!
Bruno Castro, Administrador pela FIA-USP. Professor dos cursos de gestão do Centro Paula Souza e Pesquisador convidado pelo Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura da Universidade de São Caetano do Sul (CONJUSCS). Consultor na Politeuo Rede Local de Economia Solidária e Coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Comercial de São Caetano do Sul. Email: bruno.conceicao48.etec.sp.gov.br