Equipamento vai funcionar dentro do CEU Ana Maria e terá capacidade para 5,6 mil atendimentos por mês
Um desejo antigo da população do Jardim Ana Maria, em Santo André, foi atendido. Na terça-feira (18), o prefeito Paulo Serra assinou a ordem de serviço para o início da construção de uma unidade de saúde no bairro, que vai ficar dentro do CEU Ana Maria (Praca Venâncio Neto, s/n). Depois de pronto, o equipamento vai receber a USF Jardim Ana Maria, que desde 2006 funcionava em imóvel alugado na Rua Otávio Mangabeira, 331.
Em comparação com a estrutura atual, a nova USF Jardim Ana Maria terá sete consultórios, ou seja, dois a mais, o que vai elevar em 40% a capacidade de atendimento, passando dos 4 mil atuais para 5,6 mil por mês. O atendimento odontológico vai triplicar, já que o novo espaço contará com três cadeiras odontológicas, enquanto o antigo tinha apenas uma.
“Essa unidade vai ser maior do que a anterior. Vamos aumentar a estrutura com o atendimento no padrão do Qualisaúde e ainda vamos economizar. Com o passar do tempo, o que vamos investir agora vai compensar, porque vamos deixar de pagar aluguel. Quando somamos boa estrutura, bom prédio com uma equipe animada como essa, tem tudo para dar certo”, comentou o prefeito Paulo Serra, aplaudido pelos funcionários da unidade.
Há pelo menos 20 anos os moradores do Jardim Ana Maria esperavam pela reforma da unidade de saúde. “Essa região ficou muito tempo sem receber investimentos e agora entregamos a reforma do CEU, a praça de esportes, a pista de skate, os programas de iluminação e agora damos início à construção da unidade de saúde”, acrescentou o prefeito.
Além do aumento da capacidade, a nova unidade terá salas de observação, procedimento, sutura, coleta, vacina e salas de atividades, tudo dentro dos padrões do programa Qualisaúde, lançado em 2017. A obra vai custar cerca de R$ 2,2 milhões.
“Essa obra era esperada há muitos anos pela comunidade do Jardim Ana Maria. A unidade de saúde tem uma equipe muito boa, qualificada e agora vamos ampliar a capacidade de atendimento com o padrão do Qualisaúde. Não é só a reforma física da unidade, vem junto uma nova recepção, prontuário eletrônico, modernização de todos os espaços”, destacou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.
Moradora do bairro há 60 anos, Manoelina das Dores Cruz, de 92 anos, parecia não acreditar que um sonho estava se tornando realidade. “Há muito tempo eu ouvia que o postinho seria reformado, mas nunca aconteceu. Agora vai, se o prefeito falou é porque vai reformar. Estou muito feliz”, contou.
Mesmo com a chegada da unidade de saúde, o CEU Ana Maria vai continuar atuando no local com os espaços compartilhados. “Entendemos que o equipamento de saúde é extremamente bem-vindo em qualquer território, assim como manter um equipamento de cultura também. Não vamos perder espaço, muito menos os projetos. Saúde e Cultura trabalhando juntos para intensificar os serviços, quem ganha com isso é a cidade”, comentou a secretária adjunta de Cultura, Azê Diniz.
Além da USF Jardim Ana Maria, outros três equipamentos de saúde passam por obras de modernização em Santo André para se adequar ao programa Qualisaúde: a UBS Vila Guiomar, a US Cidade São Jorge e a UBS Parque Capuava (antigo Centro de Saúde Escola Parque Capuava).