Município não adquiria trajes para estes profissionais desde 2013
Os agentes comunitários de saúde de Mauá estão de visual novo. Na segunda-feira (22), a Prefeitura deu início à entrega dos uniformes para estes profissionais. Foram contemplados 68 trabalhadores das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Zaíra 1, 2, 3 e Macuco, em evento no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Macuco. A gestão adquiriu 260 trajes para os ACSs das 18 unidades participantes do programa Estratégia Saúde da Família. A última vez que o município comprou roupas para os agentes foi em 2013.
“É com muita alegria que faço a entrega destes uniformes. Os trabalhadores sabem da importância deste tipo de roupa para o exercício de suas atividades. Seguimos empenhados em aprimorar a saúde na nossa cidade”, disse o prefeito Marcelo Oliveira.
O conjunto inclui camisetas e coletes. O vestuário tem papel importante no dia a dia destes profissionais. Além de ser um EPI (equipamento de proteção individual), permite a identificação pela população dos ACSs, que visitam residências nos territórios em que atuam, aplicando ações educativas, além de ajudar no agendamento do atendimento em saúde e esclarecendo dúvidas.
Equipes de enfermagem, odontologia, farmácia e médica, que atuam na assistência técnica direta aos pacientes, também foram beneficiadas, recebendo novos jalecos.
A entrega de trajes para os agentes comunitários de saúde é mais uma ação da administração municipal para oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais da área. No ano passado, os funcionários do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) receberam novos macacões, o que não era feito desde 2014.