Formação faz parte do conjunto de iniciativas que visam combater a violência no ambiente escolar e qualificar o trabalho dos servidores para identificar violações e orientar sobre os encaminhamentos
A Secretaria de Educação de Diadema promove entre os meses de junho e setembro o curso Educação Popular em Defesa e Proteção dos Direitos das Mulheres. A aula inaugural será realizada nesta quarta-feira, 7 de junho, às 18h30, no auditório do Centro de Formação Professora Lisete Arelaro. A formação tem como objetivo promover e defender a igualdade de direitos entre mulheres e homens e divulgar o acesso à rede de enfrentamento à violência doméstica de gênero. O público alvo são todas as mulheres trabalhadoras das unidades escolares e demais setores da Secretaria de Educação.
O curso, que tem inspiração nas formações de Promotoras Legais Populares (PLP), é uma parceria entre a Secretaria de Educação, a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e a vereadora Lilian Cabrera. “O programa Escola que Protege tem um olhar muito atento às violações de direitos dos nossos estudantes, mas a gente entendeu que a situação de violência contra crianças está amarrada à situação de violência contra a mulher e se a gente não ajudar essa mulher a romper com o ciclo de violência, a criança permanece nessa condição” citou a secretária de Educação, Ana Lucia Sanches.
“É neste contexto, de formação de lideranças femininas, que o curso pretende agir, criando referências em cada unidade escolar para que seja possível identificar essas situações, encaminhar para a rede de atendimento e garantir uma efetiva quebra do ciclo de violência”, completou a secretária. As aulas vão acontecer todas às quartas-feiras, em junho, agosto e setembro. Em julho, o programa prevê visitas aos equipamentos públicos que fazem parte da rede proteção, como a Casa Beth Lobo e a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema.
A aula inaugural vai contar com a presença da mestra em sociologia, professora universitária e ex-secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Santo André, Silmara Conchão, e da vice-prefeita de Diadema, Patty Ferreira. Todas as servidoras da Secretaria de Educação que quiserem participar do curso podem se inscrever até o dia 6 de junho pelo link https://forms.gle/EFD8nsfrQyHGDBcD8. São disponibilizadas 100 vagas e todas as aulas serão presenciais, com emissão de certificado ao final do curso.