Desde 2009, Prefeitura descentraliza serviços e aperfeiçoa programas de tratamento; melhorias renderam até prêmios
Claudete Souza Lima, 40 anos, é uma das moradoras de São Bernardo beneficiadas pelo Programa Municipal de Controle de Tuberculose da Prefeitura. Ela contraiu a doença depois que remédios para um problema intestinal deixaram sua resistência baixa. Hoje, depois de passar por três meses de tratamento no Ambulatório de Especialidade Médicas, no Centro, ela está praticamente recuperada da tuberculose.
“Venho à unidade para consulta, tomo a medicação e frequento o grupo de discussão, que orienta sobre o problema. Já me sinto bem melhor”, comemora Claudete. Assim como ela, centenas de pessoas procuram todo ano o serviço no Ambulatório, que é gratuito e referência em prevenção, tratamento e controle da doença.
Atualmente, 118 pacientes utilizam a rede de serviços do Programa de Controle de Tuberculose. Além do atendimento no Ambulatório, ela também está presente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Detenção Provisória (CDP) do município, onde os presos são atendidos pelas equipes do programa.
Em 2012, dos 221 casos atendidos pela rede de saúde pública da cidade, 121 se recuperaram. Desses, apenas 16 abandonaram o tratamento.
A prevenção e controle da doença foram descentralizados e são feitos também nas 32 UBSs do município. Além do fazer o diagnóstico e tratamento dos casos mais simples da tuberculose, é dessas unidades que partem os agentes comunitários de saúde que realizam a busca ativa por doentes nos domicílios.
Para prevenir a ocorrência da moléstia, a Prefeitura promove campanhas no município com testes e entrega de material informativo. Na última edição, realizada no início de abril deste ano, foram feitos 100 testes de escarro e diagnosticados 13 casos de tuberculose.
Segundo a médica coordenadora do programa, Luciene Franza Degering, a meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde é curar 85% dos casos confirmados da doença no País.
Esforço que vale prêmios – Em 2012, São Bernardo conquistou três prêmios no Fórum Estadual de Tuberculose. Em 2011, o Programa de Controle de Tuberculose alcançou 85% de cura entre os 100 pacientes diagnosticados.
Já o Laboratório de Saúde Pública do município foi premiado pela qualidade e quantidade de culturas realizadas. Além disso, a parceria da Secretaria de Saúde com o CDP obteve premiação por ter conseguido curar 15 detentos.
Sintomas – A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Bacilo de Koch. Ela atinge principalmente os pulmões e é transmitida pela tosse, fala e espirro.
Os principais sintomas são: tosse por mais de três semanas, febre baixa, emagrecimento, suores noturnos, fraqueza e falta de apetite.
Serviço – O Ambulatório de Especialidade Médicas funciona na Rua Armando Ítalo Setti, 402, Centro. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações pelo telefone 4126-9800.