Este livro é uma antologia poética para crianças, edição argentina de 1938, que ganhei de presente, vindo de Buenos Aires. Oferece uma seleção de poemas de várias épocas de diferentes países de língua espanhola. Sugerem os editores que a poesia é um bom veículo para despertar sentimentos, para atividades escolares, para ser recitada em ambientes públicos e ser compartilhada com os amigos. Que visão incrível, não é?
Além disso, explicam que “Poesia para Crianças é uma agradável antologia de imagens poéticas destinada a despertar o senso estético do jovem leitor.” Formidável!
De vários autores, como Rubén Darío, Federico García Lorca, Amado Nervo, Gabriela Mistral, Maria Dulce Borrero, entre outros.
Veja isto:
El Gato, de Ovidio Fernández Rios
“Usa tanta astucia y tanta indiferencia, que finge como una actitud de esfinge, que nada asombra ni espanta. Su malignidad me encanta y, en cambio, me desperta la crónica carraspera del runrún de su garganta.
Lo estoy mirando. Su pelo es brillante terciopelo que se quema com el sol; y sobre el negro tejado durme, y parece, enroscado, un enorme caracol.”
São 250 poemas, com pouquíssima ilustração a estimular a imaginação e o poder de compreensão infantil, acreditando plenamente na sua capacidade.
Trago este livro como ilustração do que considero ser uma boa literatura para crianças!