Inscrições abertas para cursos livres na Casa do Olhar Luiz Sacilotto

“Colagem Analógica”, “Arte Urbana” e “Leitura e Orientação de Portfólio” são temas das formações; também é possível se inscrever para a oficina de “Artes Integradas”

A Casa do Olhar Luiz Sacilotto, espaço dedicado a reflexões e ações no campo das artes visuais em Santo André, está com inscrições abertas para três cursos livres e uma oficina.

O curso livre de “Colagem Analógica”, que será ministrado pela artista visual Mariana Meloni, e o curso de “Arte Urbana – Ano III”, que tem à frente o artista plástico Thiago Vaz, estão com inscrições abertas até 6 de agosto. O curso de “Leitura e Orientação de Portfólio – Ano III”, que será ministrado pela artista plástica Cristina Suzuki, está com inscrições abertas até 23 de julho e a oficina de “Artes Integradas”, sob a coordenação do artista Carlos Lotto, tem inscrições por agendamento. Todos os cursos são gratuitos e as inscrições devem ser feitas pela plataforma CulturAZ.

O curso de “Colagem Analógica” tem o objetivo de explorar a criatividade a partir de diferentes exercícios práticos e maneiras de se fazer colagem, tendo como referência a história da arte. Em cada aula, a artista plástica Mariana Meloni irá lançar propostas para explorar modos distintos de criação, a partir de um artista ou técnica específica. As aulas acontecem de 10 de agosto a 28 de setembro, sempre às quintas-feiras, das 18h às 21h. Inscrições pelo link  http://acesse.santoandre.br/ColagemAnalogica

Mariana Meloni é artista educadora e mestre em multimeios pela Unicamp. Trabalhou como docente nos cursos de licenciatura em Artes Visuais da Unicastelo e Comunicação Social na Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Atualmente é professora no curso de graduação Tecnológica de Fotografia, Audiovisual e Design Gráfico na Unip.

O curso livre de “Arte Urbana – Ano III”, ministrado pelo artista Thiago Vaz, será um espaço para o conhecimento e para a experimentação de diferentes técnicas das manifestações de arte popular em espaços públicos abertos, como o graffiti, o stencil, o lambe-lambe e até mesmo o muralismo contemporâneo, que está tão evidente atualmente. As aulas acontecem de 12 de agosto a 30 de setembro, das 14h às 17h. As inscrições devem ser feitas pelo link http://acesse.santoandre.br/CursoLivredeArteUrbana

Thiago Vaz é artista visual e arte educador, natural da Bahia, que vive e trabalha em São Paulo. É artista autodidata com formação em Comunicação Social. Em seus trabalhos há um recorte muito claro da arte urbana com a produção de trabalhos em graffiti, murais, instalações, exposições e intervenções artísticas contemporâneas.

O curso de “Leitura e Orientação de Portfólio – Ano III” tem o objetivo de oferecer a artistas visuais dedicados à produção de arte contemporânea, a oportunidade de realizar uma interlocução sobre sua produção e processo de criação com mediação da artista Cristina Suzuki, que discutirá os projetos apresentados, estimulando o desenvolvimento de suas poéticas e a troca, através de reflexão e análise, além de fornecer ferramentas para que cada um desenvolva seu trabalho de maneira consciente.

Dentro dos encontros também caberão reflexões sobre textos, conversa com artistas convidados e visita a exposições, que serão organizadas de acordo com as necessidades e características do grupo formado. Os encontros acontecem entre 9 de agosto e 13 de setembro, das 18h às 21h, às quartas-feiras. Inscrições pelo link http://acesse.santoandre.br/LeituraeOrientacaodePortfolio

Cristina Suzuki é formada pelas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila de Santo André. Artista visual com 20 anos de trajetória, é produtora cultural e orientadora de processos artísticos desde 2015. Seus projetos recentes são “Arte Contemporânea Fora do Eixo”, “ABC de Artistas”, entre outros.

Já a oficina de “Artes Integradas”, que será ministrada pelo artista e educador Carlos Lotto, tem o objetivo de, através de encontros com jovens, propiciar a formação de público para o universo das artes visuais, em atividades a partir do histórico da Casa do Olhar Luiz Sacilotto, que celebra neste ano três décadas de existência.

Os encontros terão duração de duas horas e acontecem para grupos organizados por agendamento a partir de 9 de agosto. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail casadoolhar@santoandre.sp.gov.br

A atividade tem como foco principal os grupos de escolares, com a participação do educador neste processo de imersão cultural. Cada encontro será finalizado com uma prática de criação a partir da observação, da conversa e do desejo de cada um (desenho, foto, colagem, objeto, cartoon, narrativa, performance, poesia visual, texto), de modo individual ou coletivo, que possa ser reutilizado pelo educador em sala de aula ou como atividade transversal.

Carlos Lotto é nascido em São Paulo e morador de Santo André. Atua como escritor, designer e arte educador, com formação em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui também formação em dramaturgia e roteiro pela Escola Livre de Teatro e pela Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André, assim como especialização em arte educação pela Universidade de São Paulo e saúde mental pela Faculdade de Medicina do ABC.