Amamentação fortalece vínculo entre mamãe e bebê
Amamentar é um gesto de amor. Adrian Emanuel Rodrigues da Gama comprova isto já aos cinco meses. No colo da mãe, Gisele Evelyn Rodrigues Vieira, de 22 anos, moradora da Vila Magini, ele sorri calmamente para todos que brincam com ele. Simpático, o bebê está saudável e ganhando peso, como deve ser.
Isto porque a amamentação transmite a sensação de segurança para a criança e estabelece um vínculo de confiança. Também aumenta a resistência contra doenças por causa dos anticorpos, melhora o desenvolvimento cognitivo e sistema nervoso, aumenta a produção de proteínas, entre outros benefícios. Para a mãe, uma das vantagens é a recuperação pós-parto, perda de peso, proteção contra a incidência de câncer de mama, doenças cardiovasculares e osteoporose, por exemplo.
Por este motivo, a Prefeitura de Mauá aderiu ao Agosto Dourado, do mês de incentivo à amamentação, em todas as 23 unidades básicas de saúde. Na Unidade Básica de Saúde da Vila Magini, por exemplo, onde Gisele fez pré-natal e tem todo o suporte para garantir a saúde do pequeno Adrian, foi montada há três meses uma área de amamentação. O local tem um espaço com poltrona, confortável para mamãe e bebê, profissional especializada para dar toda a orientação sobre tudo o que diz respeito ao aleitamento, além de kit de higiene para o bebê. “Elas fazem perguntas para saberem se temos algum problema, depressão, se estamos acompanhando o calendário das vacinas certinho, porque é para a saúde e bem-estar dele. Se ele quiser, pretendo amamentar até os dois anos”, diz Gisele.
O amor que a amamentação desperta pode ser em dobro. É o que aconteceu com Elaine da Silva Santos, de 37 anos. Elaine teve os gêmeos Kauan e Kauê no dia 19 de julho. “Fiquei muito feliz quando o médico me avisou que eu teria dois presentes”, emociona-se. O marido ajuda a cuidar das crianças, mas o filho mais velho, Kelvin, de nove anos, é o mais empolgado: “porque eu já amo meus irmãos e fui eu que escolhi o nome deles para combinar com o meu.” Kelvin acompanha a mãe para ajudar a carregar a bolsa com as coisas dos bebês.
Adrian , Kauan, Kauê e outras 15 crianças participaram das atividades do Agosto Dourado da UBS da Vila Magini nesta sexta-feira (04/08), organizadas pela equipe coordenada por Rafaela Teixeira. “Uma outra forma de incentivar a adesão das mães ao processo de amamentação será entregarmos o kit de higiene para os bebês, que contém cotonetes, sabonete e caixa de lenços umedecidos, além do diploma em que registra o período em que a criança foi amamentada exclusivamente com leite materno”, explica Rafaela.