O Consórcio Intermunicipal Grande ABC entregou, nesta semana, demandas regionais ao Ministério da Educação em reunião entre o secretário-executivo da entidade, Mário Reali, realizada em Brasília com o secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini, para tratar de pautas da região.
Entre os pedidos regionais está a instalação de uma unidade do Instituto Federal (IF) na região. A reinvindicação existe desde 2013 e tem como objetivo a criação de um Instituto Federal autônomo que possa atender a todas as necessidades do Grande ABC.
Os IFs são entidades de ensino associadas ao Governo Federal voltadas para a educação profissional, científica e tecnológica.
Também foram encaminhadas pautas pactuadas pelos municípios da região como prioritárias para a Educação Infantil, Formação e Capacitação de Professores, Educação Integral, Qualidade da Educação, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Inclusiva.
Além disso, foi solicitado o fi-nanciamento para projetos desenvolvidos pelo Consórcio ABC em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC).
O secretário-executivo do Consórcio ABC ressaltou a importância da articulação com o Governo Federal para avançar com as principais demandas do Grande ABC. “O diálogo com o Ministério da Educação é fundamental para avançarmos nos principais desafios que a nossa região tem nesta área”, afirmou Reali.