Mais de 600 moradores compareceram à 9ª plenária do PPA Participativo; temas escolhidos como prioridade foram segurança, inclusão social, saúde e educação
A população do Jardim Silvina e região atendeu ao chamado da Prefeitura de São Bernardo e compareceu em massa à plenária do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2014/2017, realizada na noite da última segunda-feira (13), na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Padre Leo Commissari. Durante o encontro, onde estiveram presentes o prefeito Luiz Marinho e o vice Frank Aguiar, além de vários secretários municipais, os 348 cadastrados, entre os mais de 600 moradores presentes, apontaram como principais temas para investimentos nos próximos quatro anos inclusão social, saúde, segurança urbana e educação.
O processo participativo de elaboração do PPA em curso em São Bernardo, onde a definição das prioridades de investimento para os próximos quatro anos é realizada pela Prefeitura em conjunto com a população, foi muito elogiado.
“Nos últimos quatro anos muita gente aprendeu na prática o significado da palavra participação. No começo, muitos ainda duvidavam, mas, hoje, as realizações que estão sendo feitas na nossa cidade, várias delas frutos do PPA e do OP, não deixam dúvidas que esse é o caminho. Esse governo está de parabéns”, elogiou Edson Adriano da Silva, morador do bairro Baraldi.
Quem também destacou a gestão participativa na cidade foi Maria Aparecida Santos. Segundo ela, que mora na Vila São José há mais de 30 anos, mais do que ser ouvida, a população decide diretamente sobre investimentos e o planejamento da cidade.
“Qual morador não se sente cidadão quando opina e presencia que sua sugestão foi acatada pela Prefeitura? Quer melhor exemplo de participação direta da população do que o PPA? Essa plenária lotada nesta noite é resposta de que esse é o caminho certo”, afirma.
Para o chefe do Executivo, o planejamento iniciado em 2009, com a realização do primeiro PPA Participativo na cidade, resultou em muitas conquistas. “Esse processo pensa a cidade em curto, médio e longo prazo. Dessa forma construímos uma São Bernardo cada vez melhor de se viver hoje e para as futuras gerações”, ressaltou Marinho.
Prestação de Contas – Na ocasião, o prefeito esclareceu aos presentes que algumas das demandas escolhidas pela população da região durante o Orçamento Participativo já foram entregues pela Administração. O novo acesso do Parque Selecta e a Revitalização da Praça dos Trabalhadores foram alguns dos exemplos citados na plenária.
Gestão Participativa – Este é o segundo PPA Participativo realizado pela Prefeitura de São Bernardo. O primeiro ocorreu em 2009, quando foram definidas as prioridades para o período de 2010 a 2013. Na ocasião, as 29 plenárias originaram 88 programas, que definiram as principais diretrizes e ações em áreas como saúde, educação, habitação e transporte.
Alguns resultados concretos do primeiro PPA são a construção do Hospital de Clínicas, das UPAs, UBSs, Centros Educacionais Unificados (CEUs), novas Escolas de Educação Básica (Emebs) e mais de 3,8 mil moradias.
Nesta terça-feira (14/5), o PPA Participativo de São Bernardo será realizado na Emeb Prefeito Aldino Pinotti, às 19h, na Rua Antônio Simionato, 103, no Bairro Santa Terezinha.