O prefeito de Diadema, Lauro Michels, recebeu, na tarde da quarta-feira (15/05) em seu gabinete, a visita do gestor de Prevenção e Ação de Terceiros, Bruno Martins, da Transpetro (Petrobras Transportes S.A), que atende às atividades de transporte e armazenamento de petróleo e derivados, álcool, biocombustíveis e gás natural. É responsável por mais de 11 mil km de dutos – entre oleodutos e gasodutos – que interligam todas as regiões brasileiras e passam pela cidade de Diadema. Também estiveram presentes na reunião a secretária de Meio Ambiente, Denise Ventrici, o secretário de Obras, Marcio Giudicio e o secretario de Defesa Social, Eduardo Félix.
O objetivo da reunião era tratar da gestão de segurança na faixa dos dutos. De acordo com Bruno “As ações de terceiros são a maior causa de acidentes”, comentou Bruno.
Durante o encontro o gestor fez uma apresentação mostrando por quais ruas da cidade a tubulação passa e se colocou a disposição da Prefeitura, inclusive para tratar de áreas de concessão da Transpetro. A Prefeitura, em conjunto com a empresa estatal, estuda a instalação do programa de hortas comunitárias nestes locais.
Para o prefeito é importante que a manutenção dos dutos seja realizada em conjunto entre os técnicos da Saned (Companhia de Saneamento de Diadema) e da Transpetro, minimizando a possibilidade de incidentes.