Prédio da UBS Silvina será reformado e contará com unidade do Programa Brasil Sorridente

Projeto também prevê ampliação da UBS; serviços de urgência e emergência, até então realizados no prédio, passam a ser feitos na UPA Silvina/Ferrazópolis

O prédio onde se localiza a Unidade Básica de Saúde (UBS) Silvina, e onde também funcionava um pronto socorro e eram oferecidas algumas especialidades médicas, será reformado e ampliado pela Prefeitura de São Bernardo do Campo. Com a reforma, além da UBS, passará a funcionar no local uma unidade do Programa Brasil Sorridente, que oferece diversas especialidades odontológicas.
O atendimento de urgências e emergências da região, até então oferecido no prédio da UBS, agora é feito na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Silvina/Ferrazópolis, inaugurada no último dia 11 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pelo prefeito Luiz Marinho.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o antigo prédio da UBS tinha deficiências nas redes elétrica e hidráulica, goteiras e espaço reduzido para acomodar os pacientes. Os equipamentos eram antigos, e o mobiliário, velho e danificado.
Com a reforma, a UBS será ampliada e passará a proporcionar mais conforto aos usuários, resolutividade no atendimento e melhores condições de trabalho aos profissionais.
Os pacientes do antigo pronto socorro tinham que utilizar a farmácia da UBS, que não abre no período noturno e nos finais de semana e feriados. Também não contava com almoxarifado próprio, laboratório de análises e os trabalhadores não tinham vestiários.
Agora, na UPA, há ambientes adequados e espaçosos, móveis e equipamentos novos, copa e vestiário para os trabalhadores, almoxarifado, laboratório, maior número de consultórios, leitos de observação, sala de emergência, além de farmácia 24 horas e base descentralizada do SAMU. Também há assistente social, profissional que não existia no pronto socorro.
O projeto arquitetônico já está sendo elaborado e brevemente será lançada a licitação para a contratação da construtora. A estimativa é que as obras comecem ainda este ano, possivelmente no segundo semestre. A previsão é que esteja concluída em meados de 2014.
Melhorias na UBS – A UBS Silvina, que hoje está instalada no segundo pavimento, em uma área de 464 m², ganhará mais 257 m² quando for para o primeiro pavimento, onde atualmente está o antigo pronto socorro.
Com isso, será possível ampliar o número de consultórios para dez, instalar salas para vacinação, curativo, inalação e medicação, além de salas para atendimento em saúde mental, consultório odontológico com seis cadeiras. O projeto prevê, ainda, sala para reuniões comunitárias, escovódromo, brinquedoteca, fraldário, banheiros adaptados e rampa para acesso de pessoas com deficiência.
O quadro de pessoal da unidade básica também será ampliado. Após a reforma, serão três equipes de Saúde da Família, com três médicos generalistas, três ginecologistas e três pediatras. Atualmente, a UBS não tem equipe de Saúde da Família e dispõe de apenas dois clínicos, dois ginecologistas e dois pediatras.
Mais cinco agentes comunitários serão incorporados à equipe, totalizando 36 agentes. O atendimento em saúde mental, que é feito por um psicólogo, será reforçado com um psiquiatra. O atendimento odontológico será expandido, com a criação de três equipes de saúde bucal, com três dentistas, três técnicos e três auxiliares.
Unidade Brasil Sorridente – O projeto para o prédio prevê ainda a instalação de uma unidade de especialidades odontológicas do Brasil Sorridente no segundo pavimento, cujo acesso será por escada e elevador. Com área de 464 m², a unidade terá dez consultórios individuais, raio-X odontológico e Laboratório de Próteses Dentárias. O serviço realizará gratuitamente diversos procedimentos, como cirurgias orais; tratamento de lesões bucais, canal e gengivas; e confecção de próteses dentárias.