Primeiro hospital público veterinário de São Bernardo é entregue

Equipamento oferece atendimento gratuito, entre consultas, exames, castrações e cirurgias, a cães e gatos cujos tutores sejam moradores da cidade e estejam inscritos no CadÚnico

O primeiro hospital público veterinário de São Bernardo foi entregue em mais uma ação que amplia as políticas públicas voltadas à saúde animal no município. O equipamento oferece atendimento gratuito a cães e gatos cujas famílias tutoras sejam moradoras do município e estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A unidade conta com infraestrutura completa para consultas, castração, exames, raio-x, ultrassonografia, curativos, medicação, transfusão de sangue, além de cirurgias gerais e ortopédicas.

“Mais do que nunca, o animal passou a estar integrado dentro da família. E aqueles que não têm condições financeiras de levar seu pet ao veterinário agora podem ter esse atendimento de forma gratuita aqui em São Bernardo. Tem um ditado oriental que diz que para se percorrer 50 ou 100 mil passos, o importante é dar o primeiro. Estamos dando o primeiro passo hoje, iniciando este serviço importante e que passou a ser uma política pública. Fez parte do meu plano de governo e está sendo cumprido”, destacou o prefeito Orlando Morando.

O custeio anual do serviço demandará investimento de R$ 4,1 milhões por parte dos cofres públicos municipais. O equipamento foi contemplado com emenda da deputada estadual Carla Morando, no valor R$ 1,5 milhão, destinada ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Todo o gerenciamento do hospital veterinário será feito pela Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), organização da sociedade civil ganhadora de chamamento público.

Além da primeira-dama e deputada estadual Carla Morando, o início do funcionamento do primeiro hospital público veterinário de São Bernardo contou com a presença de secretários municipais e de vereadores da base aliada. “Trata-se de mais um importante equipamento de saúde da nossa cidade, ampliando todo o serviço que já é realizado pelo CCZ e pelo nosso Castramóvel, que oferece controle populacional de animais aos bairros mais distantes e para a população mais carente do município”, observa o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

Atendimento

Inicialmente, o hospital veterinário ofertará 20 vagas diárias para atendimento, entre munícipes inscritos no CadÚnico e protetoras cadastradas junto ao CCZ, mediante a distribuição de senhas. Além disso, serão ofertadas aproximadamente 400 vagas mensais de castrações – neste caso o atendimento deve ser agendado.

Serviço

O equipamento está instalado ao lado do Centro de Controle de Zoonoses, na Avenida Dr. Rudge Ramos, 1.700, Rudge Ramos e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Todos os critérios de atendimento e demais informações podem ser conferidas no site https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/hospital-publico-veterinario.