Região do Parque das Nações aponta Saúde, Segurança e Educação como principais demandas

A 14ª plenária do PPA teve a participação de cerca de 100 moradores

A região C, representada pelos bairros Parque das Nações, Parque Jaçatuba, Vila Curuça, Bangu, Vila São Pedro e Jardim do Carmo, recebeu na noite da última sexta-feira (17) a 14ª plenária do PPA (Plano Plurianual) Participativo. Entre as solicitações, a população pediu maior atenção aos setores da Saúde, Segurança e Educação do entorno.
Apesar da baixa temperatura, cerca de 100 pessoas compareceram à Emeief Eufly Gomes para participar do debate e apresentar demandas locais para os representantes do governo e vereadores. Do total presente, 55 moradores se inscreveram para eleger o representante da região na Comissão Municipal de Planejamento Participativo.
Durante a apresentação dos 17 desafios elencados pela atual Administração como prioridades para os próximos quatro anos, o prefeito Carlos Grana destacou algumas das conquistas de seus primeiros meses à frente da Prefeitura. “Já entregamos aproximadamente 300 unidades habitacionais, realizamos ações efetivas no combate à miséria e, na próxima semana, faremos a apresentação do Bilhete Único de Santo André”, pontuou Grana.
O chefe do Executivo revelou ainda projetos de integrar o transporte da cidade a um bilhete metropolitano e planos de retomada da Operação Bairro Limpo, que atendia a todas as regiões da cidade com serviços de manutenção e limpeza. O prefeito reforçou a importância da participação popular em seu governo. “A logomarca da gestão simboliza exatamente isso: a quatro mãos vamos decidir o futuro da cidade”, completou.
Diferentemente das outras plenárias, a população não se reuniu em grupos de trabalho. Um microfone ficou disponível para a apresentação das solicitações dos bairros. Após o levantamento das demandas regionais, as equipes do governo transformaram as demandas em diretrizes a serem discutidas e aplicadas.
Entre as propostas eleitas para a região estão: o plano de reforma e manutenção das atuais UBSs (Unidades Básicas de Saúde); o resgate do Plano Municipal de Segurança com a participação da sociedade civil; a integração da Guarda Civil Municipal com as Polícias Civil e Militar; a implantação da escola de período integral, com iniciação ao esporte; o plano de reforma das escolas e sinalização do trânsito do entorno; adequação física das escolas para receber alunos com deficiência; e a ampliação da produção habitacional para famílias que pagam aluguel.
Todos os detalhes da plenária estarão na página do PPA, dentro do site da Prefeitura.

Representante – Em toda plenária, os moradores inscritos elegem um representante local que comporá a Comissão Municipal de Planejamento Participativo. O eleito fica encarregado de participar do debate com o governo sobre o planejamento dos próximos quatro anos. Vilmar Dal Magro, morador do Bangu, foi o mais votado, enquanto Benedito Cândido Pires Filho, residente do Parque Jaçatuba, foi escolhido como suplente.