Ecoponto ganhará estrutura mais moderna, mas atendendo aos padrões de preservação e tombamento da vila inglesa
Santo André deu início à última obra do pacote de construção e reforma de 12 ecopontos. A frente de trabalho agora também está concentrada na Estação de Coleta Paranapiacaba, que passa por modernização para melhorar o serviço e atendimento aos usuários.
O equipamento público ganhará seis novas caçambas para que a população possa descartar corretamente entulho, rejeito, madeira, recicláveis e poda de vegetação. Reforçando o monitoramento em tempo real do ecoponto, que está sob gestão do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o local terá mais uma câmera, chegando a dois dispositivos.
A Vila de Paranapiacaba é tombada como patrimônio histórico nacional e, por isso, a Estação de Coleta Paranapiacaba será reformada atendendo os padrões de preservação da vila. Por exemplo, a pavimentação será em paralelepípedo e as cores da mureta e do gradil serão amarelo splash. As placas, porém, continuam semelhantes aos demais equipamentos.
As obras ocorrem por meio do programa Sanear Santo André. Como medida de compensação ambiental, serão plantadas cerca de 80 mudas de espécies arbóreas do bioma Mata Atlântica.
Durante o período de execução dos trabalhos, o ecoponto, que existe desde 2015, poderá atender os moradores em um local que fica atrás da Clínica da Família e Pronto Atendimento 24 horas de Paranapiacaba, na Avenida Ford. O funcionamento é de segunda a sábado, exceto feriados, das 10h às 13h e das 14h às 18h.