Principal fonte de alimento dos bebês, leite humano pode salvar vidas
O Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein – FUABC, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Santo André, dá início esta semana à campanha de incentivo à doação da principal fonte de alimento dos bebês. O objetivo é motivar as mulheres a doarem o leite materno excedente para salvar vidas de recém-nascidos.
O leite humano ajuda a garantir boa qualidade de vida aos bebês, além de contribuir na redução da mortalidade infantil. O alimento é oferecido às crianças com risco extremo, prematuros com baixo peso, com problemas no sistema imunológico ou quando por algum motivo a criança não pode ser amamentada pela mãe.
Segundo a nutricionista do Banco de Leite, Elisabete Tavares, o alimento é importante para atender bebês internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal, cujas mães não são capazes de suprir a necessidade dos filhos com o próprio leite. “Os bebês estão na UTI porque são prematuros e têm imunidade um pouco menor. Nascem com 500 ou 600 gramas e precisam do leite humano para sobreviver. O alimento é uma substância viva, que tem vários efeitos protetores e de desenvolvimento para a criança”, destaca a profissional.
A maioria das mães produz leite em excesso, especialmente do terceiro ao quinto dia após o parto. Toda mulher saudável que esteja amamentando pode doar leite sem que isso traga algum tipo de prejuízo ao filho. Para fazer a doação, as mães devem atestar saúde plena, já que antes da possível coleta, as doadoras têm de mostrar o cartão de acompanhamento pré-natal e passar por avaliação clínica. Também não podem consumir bebidas alcoólicas, fumar e tomar medicamentos.
Ato de amor
Amamentar significa mais do que garantir a saúde do bebê nos primeiros meses de vida. Representa ato de amor, que contribui sensivelmente para que a criança tenha bom desenvolvimento e se torne um adulto saudável. Além disso, traz série de benefícios para a saúde das mães.
Quando o leite humano chega ao banco, passa por rigoroso controle de qualidade. O primeiro passo é a pasteurização, que elimina bactérias e vírus. Depois disso, o alimento é congelado e submetido a teste de controle microbiológico, que checa a efetividade da pasteurização. Somente após aprovação nessa última fase, o leite é liberado para consumo.
O dia 19 de maio é considerado Dia Nacional da Doação de Leite Humano. O incentivo à amamentação é consenso mundial como a ação de saúde pública mais eficaz na prevenção de diversos agravos na faixa entre zero e 2 anos e no combate à mortalidade infantil. Neste aspecto, o Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher é estratégico para a promoção da vida, contribuindo para melhoria dos indicadores de saúde do município.
Mulheres interessadas em contribuir podem obter mais informações pelo telefone (11) 4478-5048. O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein fica na Rua América do Sul, 285, Parque Novo Oratório – Santo André.
A respeito de Santo André
Santo André foi fundada oficialmente em 8 de abril de 1553. Localizada no Grande ABC – região metropolitana de São Paulo, distante 18 km da Capital – a cidade fica em região estratégica para o setor logístico. Com área de 174,38 km², o município está inserido no principal polo econômico do país, próximo das principais rodovias estaduais e federais que dão acesso ao porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, a cidade possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do país e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2013 é de R$ 2,4 bilhões.