A ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) sedia a exposição As Sete Funções da Arte. O local está aberto à visitação até o dia 25, das 8h às 19h, na Rua do Imperador, 14 – Bairro Nova Petrópolis, e traz um conjunto de obras únicas dos alunos, criadas a partir de oficinas realizadas no projeto.
A proposta nasceu na pandemia da Covid-19 com o objetivo de superar a necessidade do isolamento social, amenizar quadros de ansiedade e depressão.
O projeto oferece cursos de arte, abertos à comunidade em geral. As aulas são ministradas por artistas locais, psicólogos e assistentes sociais com foco na comunidade.
O idealizador e curador do projeto, Denilson de Jesus Silva, disse que a ideia surgiu no auge da pandemia, que havia milhares de internações hospitalares, inclusive a dele. “Na medida em que eu estava com o vírus, fui me sentindo cada vez mais fragilizado mentalmente. Foi aí que comecei a pensar em realizar alguma atividade e que pudesse colocar no centro da minha vida; assim passei a me relacionar com a arte”, contou.
Ele criou o projeto Sensorial: Arte & Movimento há três anos. “Essa atividade já impactou a vida de cerca de 50 pessoas, sem contar círculos sociais como trabalho, família e comunidade, que também interferem nas relações com os participantes.
A iniciativa recebe, em sua maioria, pessoas com diferentes vulnerabilidades psicossociais, como sofrimentos psíquicos relacionados à condição financeira, à violência, à discriminação ou à alguma doença, como depressão, diabetes ou hipertensão. Antes das aulas são realizadas entrevistas dirigidas para cada pessoa, com o objetivo de mapear as condições de saúde integral dela e o histórico de vida.
Durante os encontros semanais são ensinadas técnicas de pintura, e também exercícios práticos que provocam os participantes a usarem suas emoções para manifestar a auto expressão e a realização pessoal.