A Coop – Cooperativa de Consumo acaba de destinar para a Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Feapaes) o valor de R$ 34.933,75, referente ao Programa Troco do Bem e ao resultado da venda da Revista Coop.
No trimestre de fevereiro, março e abril/2013, o Troco do Bem, que visa otimizar a devolução do troco em todas as unidades da rede, arrecadou R$ 5.830,22. A Revista Coop com a venda de 32.070 unidades, repassou o valor de R$ 29.103,53, tendo sido descontados os tributos de PIS, Cofins, IR e CSLL.
Desde que iniciou este trabalho beneficente junto à Federação das APAEs, em agosto de 2010, a Coop já repassou mais de R$ 222 mil e a parceria prevê a responsabilidade da Federação das APAEs em repassar os recursos doados às entidades localizadas nas cidades onde a cooperativa atua. Atualmente, a Federação reúne 304 unidades no Estado de São Paulo e juntas atendem 75 mil portadores de deficiência mental.
Responsabilidade social sempre foi um dos fortes alicerces da Cooperativa e prova disso são os seus diversos projetos voltados para essa área. Anualmente, são destinados cerca de R$ 300 mil para melhorias físicas em entidades beneficentes localizadas na região onde a Coop mantém unidades de distribuição; os cooperados têm à disposição o Ciclo de Palestras, com cursos e palestras gratuitos que abordam os mais variados temas ligados à área de saúde, culinária e artesanato, além do Mexa-se – programa gratuito de atividades físicas e orientações nutricionais ministrado nas unidades.
A Coop fechou 2012 com fornecimento bruto de R$ 1,768 bilhão, volume financeiro 6,41% superior em comparação ao ano anterior. Possui 28 unidades de distribuição, localizadas no ABC, São José dos Campos, Piracicaba, Tatuí e Sorocaba, além de duas drogarias externas, em São Bernardo do Campo, e dois postos de combustíveis, em São José dos Campos e em Tatuí; cartão Private Label Coop Fácil em parceria com o Banco Bradesco e uma linha de produtos de fabricação própria (Delícias da Coop), os de marca própria (Coop Plus), além de marcas exclusivas, por fazer parte da Rede Brasil de Supermercados – RBS.