Domingo Inclusivo e Caminhada de Conscientização e Inclusão acontece em São Caetano

Abril começou com o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado dia 2, e a Prefeitura de São Caetano do Sul segue celebrando a data ao longo do mês: no próximo dia 7 acontecerá o Domingo Inclusivo e Caminhada de Conscientização e Inclusão.

A população é convidada a fazer uma caminhada, a partir das 8h, na Avenida Presidente Kennedy. A saída é na altura do número 3.000 da avenida, sentido Santo André, com retorno pela rua Arlindo Marchetti e chegada no Ginásio de Esportes Marlene José Bento, na Rua Tibagi, 10, no Bairro Santa Maria.

“Serão cerca de dois quilômetros e meio de caminhada, com o propósito de conscientização e inclusão da pessoa com deficiência”, explicou a secretária da Sedef (Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou com Mobilidade Reduzida), Andrea Alencar. “Para pessoas com mobilidade reduzida serão cerca de 30 minutos de caminhada, aproximadamente.”

Além da Sedef, também estão envolvidas nessa mobilização as secretarias de Cultura (Secult); de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) e de Saúde (Sesaud), além do Fundo Social de Solidariedade, por meio do Banco de Alimentos.

A participação no evento é livre. Mas, haverá uma campanha de Doação Solidária: as primeiras 400 pessoas que doarem 1 kg de alimento não-perecível ao Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade receberão uma camiseta de brinde.

Atividades

No Domingo Inclusivo, além da Caminhada de Conscientização e Inclusão também serão realizadas atividades recreativas e neurossensoriais voltadas a crianças e a famílias com diagnóstico de doenças raras, déficits de aprendizagem, TEA (Transtorno do Espectro Autista) e doenças genéticas, entre outros.

A programação acontece das 8h às 12h, no Ginásio Complexo Educacional, Esportivo e Cultural do Bairro Santa Maria. Haverá estações de atividades esportivas, neurossensoriais e motoras, realizadas por terapeutas especializados, além de terapia assistida por animais.

A programação também inclui diversas atrações e muita brincadeira com personagens vivos, palhaço em pernas de pau, apresentação do mágico Ossamá Sato (da Praça é Nossa, do canal SBT de televisão), sessão de fotos com a personagem oficial da série de animação Diário de Mika, cover do cantor Michael Jackson e um super espetáculo de circo encerrando o evento.

Núcleo

No dia 21 de março, Dia Mundial da Síndrome de Down, o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, inaugurou mais um equipamento público voltado à inclusão: o NAEI (Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva), localizado no Bairro Santa Paula.

No novo espaço, o andar térreo é voltado ao atendimento dos alunos do GAEM (Grupo de Apoio Educacional Multidisciplinar), que dá suporte aos estudantes com deficiências, seus familiares e equipes escolares no processo de aprendizagem.

Para realizar todas essas atividades, o NAEI conta 64 professores de AEE (Atendimento Educacional Especializado), 260 cuidadores, e uma equipe multidisciplinar de 20 profissionais, que envolvem 10 psicopedagogos e 10 profissionais da saúde (psicólogos, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e assistente social).

A Rede Municipal de Ensino atende, atualmente, quase 1100 estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial, que envolvem as diferentes deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Transtornos do Espectro Autista, Superdotação e Altas Habilidades.