SBC atinge 80% de cobertura na vacinação contra a gripe na maioria dos grupos

UBSs e UPAs irão disponibilizar gratuitamente o medicamento Oseltamivir para usuários diagnosticados com suspeita da gripe Influenza

A Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo reforça a recomendação para que os grupos de risco que ainda não se vacinaram que o façam até o próximo dia 14, último dia da Campanha de Vacinação contra a Gripe no município.
O último balanço da Vigilância Epidemiológica, divulgado nesta quinta-feira (6), aponta que a campanha já imunizou 154.650 pessoas, atingindo a meta recomendada pelo Ministério da Saúde de 80% de cobertura dos grupos considerados de risco. A única exceção são as gestantes, cuja cobertura chegou a 75,17%, mas a Secretaria de Saúde acredita que até o encerramento o índice de 80% seja alcançado, graças à busca ativa que vem sendo realizada pelos agentes comunitários de saúde em visitas domiciliares nos bairros.
Entre os idosos, já foram aplicadas 69.268 vacinas, com cobertura de 87,81%. A vacinação entre os menores de 2 anos chegou a 94,33%, com 15.560 crianças vacinadas. A adesão das puérperas à campanha chegou a 127,88%, com 1.734 mulheres vacinadas; e de 133,77% entre os trabalhadores da saúde, totalizando 18.108 vacinações nesse grupo. Entre as pessoas com doenças crônicas, grupo que não possui meta de vacinação, 43.780 tomaram a vacina. A adesão das gestantes, que estava bem aquém das expectativas, teve um aumento nos últimos dias, atingindo 75,17% de cobertura, o que representa 6.200 grávidas vacinadas.
Casos – O município registra 36 casos confirmados da gripe A H1N1, mesmo número da semana passada, mas houve o registro de dois novos óbitos, elevando para dez o total de vítimas fatais este ano. Nenhuma das vítimas que vieram a falecer havia se vacinado e nove eram portadoras de doenças crônicas.

UBSs também terão medicamentos contra a gripe

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, a vacina utilizada na campanha protege também contra outros dois tipos de vírus Influenza: influenza A H3N2 e B.
Em São Bernardo, a vacinação pode ser feita nas 32 unidades básicas de saúde, das 8h às 17h. As pessoas que estão acamadas e não têm condições de se locomover devem solicitar a vacinação em seu domicílio, bastando entrar em contato com a UBS na qual o usuário está cadastrado.
As autoridades de saúde do município orientam os profissionais a receitar o medicamento Oseltamivir, conhecido também como Tamiflu, quando suspeitarem da doença, independentemente do exame laboratorial.
O Oseltamivir, mediante prescrição médica, pode ser retirado gratuitamente nas nove UPAs de São Bernardo: Silvina/Ferrazópolis, Vila São Pedro, Demarchi/Batistini, Baeta Neves, Rudge Ramos, Alves Dias/Assunção, União/Alvarenga, Riacho Grande e Pauliceia/Taboão. Os usuários atendidos nas UBSs que forem diagnosticados com suspeita da gripe Influenza também poderão ser medicados com o Oseltamivir.
As medidas preventivas referem-se principalmente às questões de higiene pessoal. Caso a pessoa apresente os sintomas da gripe, com febre alta (acima de 38 graus) e tosse, acompanhada ou não de dor de garganta, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde.