Documento, que propõe incremento da participação da região na base industrial de defesa do Brasil, será entregue ao Ministério da Defesa no próximo dia 28 pelo prefeito Luiz Marinho
O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, vai entregar no próximo dia 28 uma carta ao comandante da Marinha do Rio de Janeiro, Júlio Soares Moura, em que reivindica maior participação da manufatura da região do ABC na base industrial de defesa do Brasil. Essa foi uma das decisões da última reunião do Arranjo Produtivo Local (APL) de Defesa e Segurança, realizada na última quinta-feira (6) no Paço Municipal.
Também está previsto que o chefe do Executivo apresente ao representante da Marinha as principais ações realizadas pela Prefeitura nos últimos quatro anos para inserir as empresas regionais na cadeia de fornecedores de produtos e serviços das Forças Armadas. Além disso, fará o convite para a instituição participar do seminário que a Administração municipal, a APL de Defesa e o Exército Brasileiro irão promover em São Bernardo no dia 24 de julho. O município já promoveu seminários similares com a Marinha e a Aeronáutica.
Carta – Entre as diversas propostas da carta, estão o ‘Projeto Collabora – explosão de projetos da Marinha para a região do Grande ABC’ e o curso de Gestão em Defesa, que será ministrado na região.
Por meio do Collabora, elaborado pelo Centro de Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), de São Bernardo, será possível incentivar o trabalho colaborativo de diversos especialistas para desenvolver soluções para desafios globais, de caráter militar e civil. Para isso, estará integrado às instituições de ensino e pesquisa e empresas locais.
“Essa iniciativa é muito importante porque é a Prefeitura conduzindo a iniciativa privada, instituições de ensino e de pesquisa, sindicatos, Forças Armadas e diversas outras entidades na busca de opções de fornecimento de material e de serviços”, disse o coronel do exército brasileiro José Vitor Siqueira Bazuchi.
O envolvimento das instituições de ensino e pesquisa da região no desenvolvimento de inovações vinculadas aos interesses estratégicos das Forças Armadas Brasileiras e da Base Industrial de Defesa do País é outra proposta relevante do documento.
Durante reunião do APL de Defesa, foi apresentado ainda o site da entidade, www.industriadefesaabc.com.br, que trará notícias importantes sobre o setor, além das diversas oportunidades de negócios com as Forças Armadas.
APL – O Arranjo Produtivo Local (APL) de Defesa e Segurança do Grande ABC reúne empresários, representantes do Ministério da Defesa, sindicalistas, instituições financeiras e de ensino superior. O Arranjo é resultado ainda da parceria entre poder público municipal e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP).