Os três cartórios ocupam instalações que passam a ser custeadas pelo Tribunal Regional do Estado
Os três cartórios eleitorais de Diadema, que funcionavam em imóveis diferentes na área central da cidade, desde quarta-feira (17) passaram a atender em um único local, facilitando o acesso da população. A nova sede da Justiça Eleitoral reúne as zonas 222ª, 329ª e 426ª em prédio localizado na av. Sete de Setembro, 97.
O ato de inauguração contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes; dos juízes eleitorais André Mattos Soares, Sérgio Augusto Duarte Moreira e José Pedro Rebello Giannini; de servidores e da secretária de Assuntos Jurídicos, Débora Baptista, representando o prefeito José de Filippi Jr.
O presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, disse que os novos cartórios são uma demonstração do carinho especial que a cidade merecia da Justiça Eleitoral. “A Prefeitura tinha o ônus de pagar os aluguéis dos imóveis e agora estamos cortando esse cordão umbilical, pois fica bom para todos. Os poderes são harmônicos entre si, mas quanto menos um depender do outro é melhor”, comentou. Ele afirmou que Diadema é a sétima sede inaugurada pelo TRE-SP como parte do projeto de adquirir instalações próprias e assumir os encargos financeiros dos cartórios eleitorais do Estado.
O prédio está na mesma rua de outros órgãos públicos, como o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Ordem dos Advogados e Procon, e há uma parada de ônibus em frente ao cartório. Diadema tem 340 mil eleitoras e eleitores divididos em 87 locais de votação e 932 seções eleitorais.
A secretária de Assuntos Jurídicos, Débora Baptista, disse que o novo espaço reúne condições adequadas para receber as urnas, os servidores e a população. “Deram um salto de qualidade e agora temos espaços mais condizentes com a função da Justiça Eleitoral”, comentou.